Voltar

Adufepe promove seminário para debater o Future-se

Evento será realizado nesta quinta-feira (8), no Auditório Paulo Rosas, na sede da Adufepe, às 14h

O plano anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) para reformular o modelo de gestão das universidades públicas federais acendeu o alerta para docentes, reitores e entidades científicas em todo o país e tem gerado dúvidas entre os gestores. Para esclarecer e discutir o projeto, a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizará, nesta quinta-feira (8), o seminário “A Educação Superior em Debate: O Future-se e a autonomia universitária”, no Auditório Paulo Rosas, na sede da Adufepe, às 14h.

O evento vai contar com a participação do reitor Anísio Brasileiro; do ex-secretário de Educação Superior do MEC e ex-reitor da UFPE Amaro Lins; do presidente da Adufepe, Edeson Siqueira; do presidente do Confies e diretor executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino; e de representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

O presidente da Adufepe, Edeson Siqueira, defende que o momento é de fazer uma crítica propositiva, sem abrir mão da gratuidade e da responsabilidade do Estado no fomento à produção de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação. “O governo não pode entregar aos interesses do capital a responsabilidade de financiar as Ifes. A produção de conhecimento é responsabilidade do Estado, tendo em vista que nossas universidades devem estar a serviço de um projeto de nação soberana. Sem isso, não haverá desenvolvimento nacional, nem projeto de nação soberana. Não precisamos inventar a ‘roda’, mas aperfeiçoar as experiências que são vivenciadas há décadas em parceria com o setor privado através das nossas fundações de apoio e de desenvolvimento”, destaca ele.

Visando esclarecer os docentes e discutir os rumos da universidade pública, a Adufepe consultou diversos especialistas em Educação para discutir os pontos críticos do projeto, como a utilização de organizações sociais. O resultado pode ser conferido na reportagem “Especialistas em Educação destacam pontos críticos do Future-se”. http://www.adufepe.org.br/future-se/.

Data da última modificação: 06/08/2019, 15:42