20.03.17

Seminário aborda violência contra a mulher e tem anúncio de projeto de iluminação no Campus Recife

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE promoveu, na última sexta-feira (17), o seminário “UFPE por Elas: Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, no Auditório Jorge Lobo, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Recife. Além de debater temas relacionados à violência contra a mulher, foi anunciada a liberação de R$ 400 mil, via emenda parlamentar proposta pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB), destinados à iluminação do Campus Recife.

Foto: Fabson Gabriel
fotmulher20.03.17
Pró-reitora abordou ações realizadas no Mês da Mulher na Universidade

O seminário integrou as ações do Programa de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência na Universidade e as atividades do Mês da Mulher realizadas na UFPE. “Agora, nós estamos com este primeiro seminário, que traz para a discussão a vivência da mulher na Universidade. Vários olhares, inclusive de pessoas externas, em relação às mulheres no país, no nosso Estado. E também um processo de conscientização dos homens e das mulheres em relação à questão da violência”, explicou a pró-reitora para Assuntos Estudantis da UFPE, professora Ana Cabral.

“É preciso uma ação incisiva da sociedade como um todo, com as universidades na linha de frente e as organizações de mulheres, para mudar a cultura. É inadmissível qualquer expressão de violência, de qualquer natureza, contra alguém, contra a mulher”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro, que fez a abertura do evento. “É uma ação incisiva, voltada para a democracia, a igualdade, o respeito à diversidade. Então é neste sentido que a UFPE engaja-se com toda a comunidade”, completou ele.

A programação do evento contou com a exibição do vídeo da campanha #eunãoaceito – lançada pela UFPE no início do semestre letivo 2017.1 – e as palestras de representantes da Universidade, do Coletivo A Universidade é Pública, Meu Corpo Não e da Secretaria da Mulher de Pernambuco, além da deputada federal Luciana Santos, que falou sobre a violência contra a mulher e anunciou a liberação da emenda parlamentar para melhoria da iluminação do Campus Recife.

Segundo a deputada, o enfrentamento à violência passa também por questões urbanísticas, como iluminação. “A minha parcela de contribuição objetiva nesse debate é uma emenda do orçamento para resolver esta questão, mas é claro que, em momentos como este, a gente aproveita para debater os aspectos subjetivos deste fenômeno [a violência] que precisa ser combatido”, disse Luciana Santos.

O projeto de iluminação está sendo desenvolvido pela Universidade, por meio da Superintendência de Infraestrutura e da Superintendência de Segurança Institucional (SSI).

231 visitantes online | 511 visualizações