17.02.17

Equipe Mangue Baja apresenta carros para competição nacional deste ano

A equipe Mangue Baja, da UFPE, apresenta os dois protótipos – MB1 e MB2 – que serão utilizados na competição nacional Baja SAE deste ano. O evento de apresentação, aberto ao público, será na quinta-feira (23), às 19h, em frente à cantina do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da Universidade. O projeto Mangue Baja tem por objetivo ensinar princípios da Engenharia Automotiva a estudantes das Engenharias e cursos afins.

fotbaja 17.02.17
Protótipo da equipe Mangue Baja durante a prova nacional de 2016

No evento de apresentação, a equipe revelará os nomes dos dois carros, que sempre homenageiam a cultura de Pernambuco. Entre as inovações do projeto, está a alteração no material utilizado em ambos os chassis e em alguns componentes, como a nova manga-de-eixo e a flange de alumínio no MB1. No MB2, a barra estabilizadora foi trabalhada para a diminuição da rigidez da suspensão traseira, proporcionando uma melhor superação de obstáculos e conforto para o piloto.

A equipe também buscou aliar o projeto do MB1 e MB2 deste ano às tendências mundiais de sustentabilidade, com estudos e análises voltados à redução do consumo de combustível, minimizando a emissão de poluentes. Ainda foram alteradas as fontes de energia para baterias de lítio-polímero sustentadas por um painel solar, sendo menos agressivas ao meio ambiente que as baterias de chumbo utilizadas.

Outra novidade foi o uso, na fabricação dos protótipos, do processo de soldagem TIG (sigla eminglêsdeTungstenInertGas), visando a um controle preciso das variáveis da soldagem aliado à compatibilidade com os materiais utilizados. Além disso, foi utilizado o método de laminação para fabricação dos bancos e da proteção do painel eletrônico.

A equipe Mangue Baja é composta atualmente por 25 integrantes do 2º ao 5º ano das diversas Engenharias – Mecânica, Eletrônica, Elétrica, de Materiais e de Produção. Além disso, o grupo conta com o apoio de membros que já participaram do projeto e estão no final da sua formação acadêmica, auxiliando como consultores.

Os professores orientadores do projeto são Carlson Antonio Mendes Verçosa, Maxime Montoya, Flávio José da Silva e Magda Vieira. Os quatro docentes são do Departamento de Engenharia Mecânica do CTG/UFPE.

COMPETIÇÃO – A competição Baja SAE Brasil deste ano contará com a participação de 88 equipes de todo o país. O evento será realizado de 9 a 12 de março em São José dos Campos (SP). A equipe Mangue Baja embarca para São José dos Campos no dia 6 de março e retorna no dia 13 de março.

Equipe Mangue Baja

254 visitantes online | 4144 visualizações