10.02.17

Ensino de francês no Nordeste é tema de obra que recebe artigos até terça (14)

A produção da obra “O FOS e o FOU no Nordeste do Brasil: quais expectativas?” foi o motivo do encontro do reitor Anísio Brasileiro com as professoras da Universidade Joice Armani e Nadège Bouchonneau e a adida de cooperação para o Francês do Consulado Geral da França, Cecilia Galoboff. A reunião foi realizada na manhã da última terça-feira (7), no gabinete do reitor.

Foto: Vitória Galvão
fotfrances 10.02.17
Obra pretende reunir iniciativas que estão consolidando o ensino de francês

O objetivo da coletânea bilíngue é apresentar uma descrição e uma cartografia das experiências sobre o Français sur Objectif Spécifique (FOS) e o Français sur Objectif Universitaire (FOU) e também apresentar as atividades de extensão, nos últimos dez anos, na Região Nordeste do Brasil, além dos projetos Francês sem Fronteiras (FsF) na região. A coletânea busca ainda celebrar os 70 anos da UFPE e a francofonia, através da iniciativa de organizar uma obra escrita a várias mãos.

A submissão de artigos para o livro termina na terça (14) e a previsão é que a obra seja lançada até setembro deste ano. Organizada pelas professoras Joice Armani e Nadège Bouchonneau, a obra é resultado de uma parceria com a Editora Universitária e o Institut Français. “A ideia é colocar no papel todas as iniciativas, no Nordeste do Brasil, que estão consolidando o ensino do Francês através dos métodos FOS e FOU”, explicou a professora Nadège. “É uma abordagem metodológica de fazer ciência através da língua”, reforçou a docente Joice.

A adida de cooperação para o francês, Cecilia Galoboff, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do ensino da língua francesa no Nordeste, que, segunda ela, precisa de um maior incentivo. “A obra é também uma maneira de juntar estatísticas sobre o ensino da língua na região”, finalizou.

Diretoria de Relações Internacionais
(81) 2126.8006 / 7021