25.02.13

UFPE obtém licença para uso do software Mathematica pela comunidade acadêmica

A UFPE adquiriu licença ilimitada para uso do software Mathematica por estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade. O acesso, adquirido por meio de negociação entre docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e a Wolfram, trará benefícios para as áreas de pesquisa, ensino e extensão.
A UFPE é a primeira instituição federal de ensino superior (Ifes) a adquirir uma licença ilimitada para o software Mathematica, anteriormente existente apenas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mackenzie.

Para facilitar a utilização do software pela comunidade acadêmica, a Wolfram ministrará workshops presenciais periódicos na UFPE, além de prestar suporte online.O primeiro workshop ocorrerá em março, com ênfase em introduzir ferramentas de computação algébrica aos estudantes e professores.

A ideia surgiu a partir de uma consulta eletrônica realizada, em 2012, pelo Departamento de Matemática junto aos professores da UFPE para viabilizar a aquisição de licenças de softwares matemáticos. Verificou-se, então, a existência de demanda para aquisição do software Mathematica em todos os centros acadêmicos, principalmente no CCEN, Centro de Informática (CIn) e Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

A iniciativa faz parte de uma ação contínua de modernização dos cursos oferecidos pela UFPE, que inclui a aquisição de lousas digitais e que já ocorre nas melhores universidades do mundo. O apelo para o uso do Mathematica em sala de aula é ainda maior para os cursos que demandam visualizações gráficas bi e tridimensionais, como no caso dos estudos de Geometria Analítica, Geometria Plana, Geometria Espacial e Cálculos 1, 2, 3 e 4.

Além disso, é corriqueira a demanda de utilização desses recursos em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. A utilização dos softwares em sala de aula torna-se completa quando associada à lousa digital, uma tecnologia moderna e inovadora com recursos que podem auxiliar na criação de novas metodologias de ensino. Em relação à melhoria das licenciaturas, a medida criará condições para que os futuros professores construam o conhecimento nos diversos ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador e softwares matemáticos. As instruções de uso do software estão disponíveis no site.

Instruções para estudantes
Para obtenção de uma chave de ativação, o estudante interessado deverá
preencher o link com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail, contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se.

Instruções para docentes e técnicos administrativos
Para obtenção de uma chave de ativação, o interessado deverá preencher o link com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail, contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se.