Dezembro 2011

CIn ganha Prêmio Finep de Inovação 2011

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, no dia 15 de dezembro, o Prêmio Finep de Inovação 2011 na categoria Instituição Científica e Tecnológica (ICT), na categoria nacional, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff. O prêmio foi entregue ao diretor do CIn, Paulo Cunha, pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix. O Centro receberá uma linha de financiamento de R$ 1 milhão para pesquisas e desenvolvimento de inovações, sendo R$ 500 mil pela premiação nacional e R$ 500 mil pela premiação regional. O tema deste ano foi “Inovar é investir no futuro”.

Para o diretor do CIn, Paulo Cunha, a vitória é a prova do trabalho de excelência que o Centro vem fazendo nesses 37 anos de história. “Quando surgiu a ideia de criar a Pós-Graduação em Ciência da Computação nós sonhamos com um centro de referência nacional que influenciasse o ecossistema pernambucano na área de TIC através da formação de recursos humanos, pesquisa e inovação. A prova de que esse sonho se realizou veio agora com esse prêmio”, afirmou ele.

O CIn concorreu com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, do Pará, pela Região Norte; o Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – LPPFB, do Mato Grosso do Sul, pelo Centro-Oeste; Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas – Atech, de São Paulo, pela Região Sudeste; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai do Paraná, pela Região Sul.

Também estavam presentes à premiação os professores do Centro Hermano Perrelli (pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças) e André Santos (vice-diretor do CIn). Confirmando a importância do reconhecimento, André Santos declarou que também é fundamental “nossa inovação e cooperação com a sociedade e a indústria”. Segundo ele, “a expectativa foi realmente grande; foi uma alegria levar esse prêmio”.

Para chegar à conquista, foi enviada a documentação exigida pela Finep de vários projetos do CIn, como os realizados junto da Motorola, Samsung, Chesf, Eletrobrás, entre outros. Os critérios de avaliação abrangem desde o volume de recursos captados para execução dos trabalhos à capacitação de recursos humanos, concluindo com resultados e impactos econômicos, ambientais e sociais dos projetos desenvolvidos.

No total, se inscreveram no prêmio 47 empresas e instituições em cinco categorias: Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição Científica e Tecnológica (ICT), Tecnologia Social e Inventor Inovador (para pessoas físicas com patentes registradas). Os jurados na categoria ICT foram Edgar Rocca (Finep), Isa Assef dos Santos (Abipti) e Celso Pinto de Melo (SBPC).

CENTRO – O CIn foi inaugurado há 37 anos e conta hoje com três cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informaação. O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação já figura entre os melhores no Brasil, com conceito 6 no Capes e oferece Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia da Informação e especializações.

No Centro, os alunos são estimulados a produzirem artigos científicos e se engajarem em projetos de desenvolvimento de software e hardware, desenvolvendo espírito empreendedor, que muitos confirmam ao abrirem suas próprias empresas mesmo de concluírem a faculdade.

301 visitantes online | 685 visualizações