21.12.10

Inaugurado o Centro de Energias Renováveis da UFPE

Resultado de "um tempo em que Educação, Ciência e Tecnologia foram colocados como prioridades a serviço do povo brasileiro", como descreveu o reitor Amaro Lins, foi inaugurado, na manhã de ontem (20), o Centro de Energias Renováveis (CER) da UFPE. Na solenidade, estavam presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Anderson Gomes.

O projeto recebeu R$ 2 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia para construção das 20 salas de estudo, dos seis laboratórios e do auditório. O prédio, idealizado por Roberto Montezuma em 2002, possui características bioclimáticas que valorizam a ventilação natural e dispensam uso de ar-condicionados mesmo ao meio-dia, horário em que a solenidade se encerrou. Além disso, serão instaladas placas para captação de energia solar no teto do centro com parte dos R$ 5 milhões investidos em aparelhagem técnica.

Também estava presentes à solenidade representantes do Grupo de Fontes Alternativas de Energia (FAE), do Centro Brasileiro de Energia Eólica (CBEE) e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com os quais a Universidade formalizou termo de cooperação. Os pró-reitores Ana Cabral (Assuntos Acadêmicos), Anísio Brasileiro (Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação), Solange Coutinho (Extensão), Marco Tullio Vasconcelos (Gestão Administrativa) e Lenita Amaral (Gestão de Pessoas) também assistiram à solenidade.

DISCURSOS - O professor Chigueru Tiba, do Grupo de Fontes Alternativas de Energia, e que atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten), abordou as pesquisas sobre energia solar no Brasil, que foram iniciadas há mais de 30 anos devido ao primeiro surto do petróleo no Brasil, em 1973. Anísio Brasileiro falou sobre as pesquisas em energias renováveis como elemento indispensável para a sustentabilidade ambiental do País. Em seguida, o secretário Anderson Gomes ressaltou o desafio de fazer a ponte entre universidades e as empresas do Porto de Suape. Por fim, o ministro Sérgio Rezende, professor emérito da UFPE, abordou o caráter interdisciplinar do Centro, o que levou o reitor a expressar a satisfação de recebê-lo ano que vem de volta à Universidade com a conclusão do mandato no Governo Lula.

309 visitantes online | 1780 visualizações