Artigos Artigos

UFPE no enfrentamento da Covid-19: 100 mil testes RT-qPCR

Publicado no Diário de Pernambuco no dia 29 de junho de 2021

Alfredo Gomes*, Moacyr Araújo** e Maira Galdino Pitta***

O contexto mundial da pandemia da Covid-19 revela inúmeros desafios e demanda das autoridades governamentais e sanitárias ações coordenadas para o enfrentamento da grave crise pandêmica, que já ceifou a vida de quase 515 mil brasileiros. Sem coordenação nacional no Brasil, com profundas desigualdades econômicas e grandes limitações impostas pelo sub-financiamento do SUS, a pandemia agravou-se e prolongou-se no tempo. A estratégia de testagem em larga escala é uma das medidas eficientes para o seu enfrentamento, que pode evitar o colapso do sistema de saúde, por meio do diagnóstico necessário e antecipado, e da adoção de medidas apropriadas, como quarentena dos casos leves e dos contactantes identificados, e o cuidado adequado dos casos graves.

As universidades públicas cumprem função social primordial na sociedade brasileira e têm sido imprescindíveis ao enfrentamento da pandemia, por meio de um conjunto amplo de ações de formação, pesquisa, extensão e inovação. A UFPE vem desenvolvendo pesquisas em várias áreas de conhecimento (saúde pública, estatística, sequenciamento genético, desenvolvimento de vacinas, novos tratamentos, novos métodos de diagnóstico da Covid-19, dentre outras) e vem atuando na confecção de EPIs e EPCs, serviços de telesaúde, validação de novos testes de diagnóstico (saliva), testagem diagnóstica para a Covid-19, entre outras ações.

A técnica de RT-qPCR do swab nasal é considerada como teste padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. Trata-se de teste de alta complexidade técnica, alto grau de eficiência, requer infraestrutura com nível de biossegurança adequado, equipamentos de grande porte e, sobretudo, pessoal qualificado e comprometido. Desde o início da pandemia, a UFPE desenvolve ações e parcerias para ampliação da capacidade de realização de testes moleculares. Alcançamos a marca de 100 mil testes RT-qPCR realizados, envolvendo pacientes da Região Metropolitana do Recife e de mais 148 municípios pernambucanos. Importante notar que a percentagem de casos positivos para o referido período chega a 36% do total de laudos emitidos. A UFPE ocupa o segundo lugar entre as universidades brasileiras que mais realizam testes de diagnóstico da Covid. É a instituição que mais realiza testes em Pernambuco depois do Laboratório Central.

Pelas inúmeras ações que vêm realizando, a UFPE ratifica o seu compromisso com Pernambuco e o Brasil. Em cenário de crescentes taxas de mortalidade por Covid-19 e aumento do número de novos casos, somado ao lento processo de vacinação observado, faz-se necessário a adoção de medidas urgentes para a testagem massiva da população e protocolos de identificação e monitoramento de novas variantes. O rastreio da transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2, por meio do acompanhamento dos casos positivos, assim como o isolamento social e a vacinação de forma eficaz representam ferramentas indispensáveis ao enfrentamento da pandemia. Tais medidas são essenciais para reduzir a transmissibilidade do vírus, diminuir as taxas de hospitalização, de mortalidade e de novos casos, de modo a debelar a crise sanitária e retomar, de forma ressignificada, as atividades econômicas e a vida social.

* Reitor da UFPE, ** Vice-Reitor da UFPE e *** Secretária-Executiva da FADE

Data da última modificação: 29/06/2021, 12:27