Artigos Artigos

Intercâmbio com o Japão

Por Gilson Edmar, vice-reitor da UFPE

Em 2008, celebra-se o centenário da imigração japonesa no Brasil. Foram várias famílias que deixaram o seu país de origem, instalando-se a grande maioria deles em São Paulo e no Sul do Brasil, tendo contribuído para o desenvolvimento econômico daquelas regiões. Vieram também para o Nordeste, especialmente para o Vale do São Francisco e para Bonito, em Pernambuco, onde se encontram algumas colônias.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sempre teve um intenso intercâmbio cultural e científico com o Japão, por meio da Jica, a agência de cooperação internacional japonesa. Na década de 1980, foi elaborado um projeto na área da imunopatologia, com ênfase nas patologias tropicais, entre elas, a esquistossomose. O médico-chefe da missão era o doutor Keizo Asami, cujo papel no desenvolvimento das pesquisas, na implantação dos laboratórios e na formação de novos pesquisadores foi tão importante que a UFPE lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa. Faleceu ao voltar para o Japão, porém o laboratório que ajudou a criar passou a se chamar Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami ( Lika), que se transformou num órgão suplementar da UFPE. Hoje é um dos laboratórios de excelência em biotecnologia e seus sucessivos diretores vêm dando continuidade ao sonho do mestre japonês.

Findo este projeto de cooperação, a UFPE submeteu outro à Jica, no âmbito da medicina social. Foi um projeto incubado no Centro de Ciências da Saúde com o objetivo de implementar o SUS no bairro do Ibura, no Recife, na Zona da Mata Norte e no Agreste. Para executar esse projeto, foi criado o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), que faz o elo entre a UFPE e a Sociedade. Veio chefiar a missão japonesa o médico Seiki Tateno e, juntamente com Harumi Royama, que coordenava a área administrativa, tive um importante papel no sucesso do trabalho. O bom desempenho de Tateno o credenciou a receber o título de Cidadão Honorário do Recife, de Macaparana e de Brejo da Madre de Deus, como um reconhecimento público dos municípios onde atuou.

Em seguida, o Nusp elaborou outra proposta, denominada de Municípios Saudáveis, com a finalidade de desenvolver ações de promoção da saúde e de melhoria da qualidade de vida das populações de cinco municípios do agreste pernambucano: Camocim de São Félix, Barra de Guabiraba, Bonito, São Joaquim do Monte e Sairé. Este projeto envolve, além da UFPE e da Jica, o governo do Estado, por meio da agência Condepe/Fidem. Vários cursos de capacitação para monitores foram realizados, preparando-os para executar diversas ações. Os resultados têm sido tão bons, que foi iniciado um trabalho para instituir uma rede de Municípios Saudáveis, envolvendo todos os municípios pernambucanos.

Ao longo dos últimos 15 anos, nos acostumamos a ter a missão japonesa no Nusp. Nos intervalos entre o final de um projeto e o início do outro, sentimos falta da convivência cotidiana com nossos amigos japoneses. À semelhança do Lika, o Nusp cresceu em atuação e importância, tanto que também foi galgado ao patamar de um órgão suplementar da UFPE. O intercâmbio permitiu a ida de vários profissionais e técnicos brasileiros ao Japão para conhecer lá o desenvolvimento dos projetos, fundamental para a sua boa execução aqui.

Quando da minha viagem para o Japão, fiz uma visita à Universidade de Juntendo, onde o doutor Norio Shimanouchi lidera uma equipe que dá apoio ao projeto Municípios Saudáveis no distrito de Shiroi, tendo como exemplo o câmpus universitário. Surgiu então a idéia de iniciar um programa na UFPE denominado de Universidade Saudável. Esse programa institucional, cujo objetivo é a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da comunidade universitária, tem como meta apoiar e integrar os vários projetos existentes com esta finalidade e estimular outros a serem criados. Para isso, é imprescindível a participação de diversos setores da Administração Central da UFPE, como a Proext, a Progepe e o Nusp, liderados pelo gabinete da vice-reitoria. Os grupos que já aderiram são: Cultura de Paz, Projeto Mais, Caminho, Prevenção de Riscos, entre outros.

Em meio à semana de celebrações do centenário da imigração japonesa, que ocorrerá na UFPE de 21 a 27 de julho, faremos o lançamento oficial do Programa Universidade Saudável, no dia 22, às 10 horas, no Auditório Jorge Lobo, do CCS/UFPE, por entendermos que este programa tem tudo a ver com a cooperação entre a UFPE e o Japão.

Publicado na edição do dia 24.06.2008 do Jornal do Commercio

Data da última modificação: 31/10/2016, 10:59