Artigos Artigos

Dois séculos de ensino médico

Por Gilson Edmar, vice-reitor da UFPE
ge@ufpe.br

A criação dos cursos médicos no Brasil estará completando 200 anos no dia 18 de fevereiro de 2008. Este fato se deu em 1808, logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, no período da sua estada na Bahia. O médico da corte era José Correia Picanço, um pernambucano de Goiana, que convenceu d. João VI da necessidade de se fundar uma Faculdade de Medicina, no Real Hospital de Salvador, de imediato aprovado pelo príncipe regente. Assim, naquele ano deu-se início ao ensino médico no Brasil, motivo agora de grande celebração entre nós, por ter sido um pernambucano o seu criador.

José Correia Picanço nasceu na vila, depois cidade de Goiana, no dia 10 de novembro de 1745. Desenvolveu a sua prática como cirurgião inicialmente em Pernambuco, no Recife, seguindo depois para Portugal a fim de aprimorar essa técnica. Necessitava, entretanto, ter o diploma de doutor em Medicina. Foi para a França com esse objetivo, concluindo os estudos na Faculdade de Medicina de Montpellier. Voltando a Portugal, foi nomeado professor de anatomia, operações cirúrgicas e artes obstétricas da Faculdade de Medicina de Coimbra. Foi também nomeado cirurgião-mor do Reino, sendo médico particular da rainha D. Maria I. Foi o primeiro professor de medicina a ensinar anatomia no cadáver humano, em Coimbra. Acompanhou a família real quando da sua vinda ao Brasil e criou a primeira Faculdade de Medicina do Brasil em 18 de fevereiro de 1808. No mesmo ano, após a chegada da corte ao Rio de Janeiro, criou a segunda faculdade de medicina. No Brasil, foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia cesariana. Por todo o seu desempenho como médico e como professor, foi ungido por d. João VI com o título de Barão de Goiana.

Em homenagem a esse notável pernambucano e ao marco inicial da história do ensino médico no nosso País, as quatro escolas médicas de Pernambuco (UFPE, UPE, Univasf e Imip), juntamente com as entidades médicas (Conselho Regional de Medicina, Associação Médica, Sindicato dos Médicos, Academia Pernambucana de Medicina, Sobrames) se uniram para celebrar esse e outros fatos marcantes para a medicina, durante o ano de 2008. Está sendo elaborado um excelente programa. Começou em 18 de janeiro, data da comemoração dos 50 anos da inauguração do prédio da Faculdade de Medicina, que marcou o início das atividades da UFPE no campus da Cidade Universitária.

No dia 18 de fevereiro, dia da criação da primeira faculdade de medicina, haverá uma solenidade com a participação de todas as instituições de ensino e todas as entidades médicas. O evento será na UFPE, escolhida por ter a mais antiga faculdade de medicina do Estado, com os seus 93 anos de existência. Ainda em fevereiro, no dia 28, a Faculdade de Ciências Médicas da UPE, por ocasião da comemoração dos seus 58 anos de fundação, incluirá tema relativo ao bicentenário do ensino médico. O Conselho Regional de Medicina também se associará às homenagens, na data da comemoração dos seus 50 anos de fundação, no dia 23 de março.

A Academia Pernambucana de Medicina participará das homenagens organizando dois eventos: um no dia 20 de março e outro no dia 24 de julho, ambos no Memorial da Medicina. No mês de abril, será a vez da Associação Médica de Pernambuco, no dia 4, por ocasião dos seus 167 anos de fundação.

Nos dias 11 e 12 de maio, ocorrerá um grande evento, o Seminário sobre Educação Médica, nos seus aspectos históricos e nas suas perspectivas futuras. Será no Centro de Convenções da UFPE, com a participação de todos, organizado pela Coordenação Regional do Nordeste da Associação Brasileira de Educação Médica. Será um dos momentos mais importantes das celebrações, quando será concedida a Medalha Correia Picanço aos grandes educadores médicos de Pernambuco.

No dia 21 de maio, o Congresso PE de Ginecologia e Obstetrícia prestará uma homenagem a Correia Picanço, também fundador dos cursos de obstetrícia no Brasil. Em junho, durante o aniversário do Imip, ocorrerá mais uma reunião comemorativa, com palestra, outorga da Medalha do Educador e programação cultural. A Univasf prepara algo em Petrolina, não tendo sido definido ainda o período. Terminam as comemorações, em Pernambuco, no dia 18 de outubro, Dia do Médico.

Os detalhes de todas as programações serão divulgados oportunamente e serão editadas duas publicações. O mais importante de tudo é a oportunidade de fazermos uma reflexão sobre o ensino médico, no sentido de avançarmos nas discussões sobre o tipo do médico que queremos formar e como preparar essa formação.

Publicado em 29 de janeiro, no Jornal do Commercio
Data da última modificação: 31/10/2016, 11:09