Artigos Artigos

Um prefácio

Silvio Romero Marques*

No ano passado, escrevi, honrado pelo convite, o prefácio, ainda inédito, do livro Reflexões e compromissos, do professor Geraldo Pereira, ex-vice-reitor da UFPE e meu amigo, que nos deixou recentemente. Esta prestação de contas precedeu o momento de sua despedida, como se estivesse prevendo a aproximação de seus últimos dias. Com este texto, apresento aos seus familiares minha homenagem póstuma àquele que foi um dos grandes cronistas da nossa geração.

Espera-se do bom prefácio um resumo do texto do autor, que motive a leitura e o reconhecimento de aspectos peculiares como estilo e influências na formação e escolha do tema. No caso particular do professor Geraldo Pereira, estas preocupações são perfeitamente dispensáveis. Sua vida e obra, permeadas pelo amor à família e preenchidas por um elevado sentimento de responsabilidade social e ambiental, são por demais conhecidas. Em Reflexões e compromissos, encontramos, apesar de tudo, depoimentos reveladores. Com cuidadosa seleção, estão reunidos pronunciamentos do médico, professor e homem público. Diretor do Centro de Ciências da Saúde por 8 anos e por mais 8 vice-reitor e reitor em exercício da UFPE. A publicação ocorre em momento de amadurecimento e estabilidade intelectual do cronista e mestre do ofício das letras. A leitura inicial, que reproduz o Discurso de Posse na Academia Pernambucana de Letras, é autobiográfica. Lá encontramos, como também em suas crônicas, referências familiares e a devoção religiosa expressa diante do túmulo de Dom Vital. Ainda nesse espírito, chegamos à promessa de um livro de memórias: Confissões de um cachorro de quintal – Memórias de um moleque de rua.

Entre tantos escritos, destaca-se Dom Hélder – O peregrino do amor, discurso proferido na Academia Pernambucana de Medicina, que reúne dados da vida política e religiosa do Dom do Amor, o caráter da análise das digressões sociais e uma visão política do Brasil no período do governo militar. Como em tudo que escreve, prevalece, neste livro, a alma do poeta do cotidiano e suas prestações de conta ao mundo como doação do coração do homem que vive intensamente na direção do próximo. No final despede-se, sem nostalgia ou ressentimentos, cumprimentando reitor e vice-reitor que lhe sucederam na UFPE, demonstrando a tranquilidade e firmeza daqueles que têm certeza de que cumpriram os seus papéis.

* Silvio Romero Marques é vice-reitor da UFPE

Publicado no Jornal do Commercio de 28 de março de 2015