Artigos Artigos

Obrigado, UFPE!

Gilson Edmar Gonçalves e Silva

Chegou o momento de agradecer. Foram quase 60 dias entre a reunião do Conselho Universitário, que definiu as normas eleitorais, e a eleição, que confirmou a reeleição de Amaro e Gilson, como reitor e vice-reitor da UFPE.

Durante o período do processo eleitoral, visitamos todos os recantos da universidade, seus departamentos, seus órgãos suplementares, os vários setores da administração central, conversando e, principalmente, ouvindo a todos. Foram inúmeras as reuniões com professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. As sugestões serão incorporadas ao plano de gestão, as críticas, que entendemos construtivas, nos fizeram refletir sobre os temas abordados, com a intenção de aperfeiçoá-los, a fim de nos aproximar do ideal sonhado pela comunidade universitária. Os elogios à nossa gestão nos remetem à responsabilidade de manter o que estamos fazendo, com qualidade e com compromisso social.

Sentimos, nas nossas andanças, o desejo de todos os que fazem a nossa universidade, de que seja desencadeado, ainda no corrente ano, o processo de reforma de estatuto e do regimento. Dissemos, em todas as reuniões, que é nosso compromisso realizar a reforma e agora estamos reafirmando esse propósito.

Discutiremos com as lideranças a metodologia a ser empregada. Traremos pessoas competentes em cada área, que compõem nossa carta, para apresentar o seu pensamento ou a experiência da sua universidade. Haverá espaço de discussões em seminários, oficinas e, especialmente, nos departamentos, para que possamos construir um documento, que defina a universidade que queremos, uma universidade do futuro. Essas reflexões passam pelas áreas fins, a graduação, a pós-graduação, a pesquisa e a extensão e pela área meio.

Nesta última, é importante ressaltar a necessidade de modernizarmos o nosso sistema organizacional, dando flexibilidade às unidades e definir qual o melhor modelo, para uma melhor atuação acadêmica. Alguns poderão optar em continuar como departamento, enquanto para outros melhor será se transformar em instituto de pesquisa, núcleo transdisciplinar, faculdade ou escola. O mais importante é não ficar preso a um só sistema, numa instituição que predomina a diversidade. Na construção dessa idéia, muitas contribuições virão e serão importantes para esse novo modelo gerencial. Já estamos tendo uma experiência nos campi do Agreste e de Vitória, onde foram criados centros acadêmicos sem departamentos.

Outro ponto importante a destacar nas discussões com a comunidade e que já se transformou num objetivo da nossa gestão é a qualidade dos nossos cursos. É gratificante ouvir de todos o propósito de sempre avançar em busca do ideal acadêmico. Por vezes são necessidades na infra-estrutura, outras vezes são dificuldades na implementação ou consolidação do projeto político-pedagógico. Com certeza estaremos sempre juntos, separando as dificuldades que surjam para atingir essa melhoria tão sonhada por todos. Por eu já estar envolvido diretamente e por eu continuar com esta missão, ressalto o movimento de melhoria do curso médico, através da consolidação do novo projeto pedagógico, da implementação de um novo modelo gerencial, recriando a Faculdade de Medicina, e da implantação de uma infra-estrutura adequada ao projeto. Essa experiência, vivenciada com a nossa realidade, poderá ser utilizada em outros cursos, com a devida adaptação às suas peculiaridades.

Outra necessidade urgente da nossa comunidade já foi definida por nós, no âmbito da UFPE. Trata-se da assinatura de um convênio com a Geap, que vai permitir a todos da universidade ter acesso a um plano de saúde. Este é um avanço social importante, pela possibilidade de cada um poder proteger a sua saúde e a dos seus familiares.

Enfim, muito obrigado a todos os que fazem a UFPE por terem acreditado nas nossas propostas e nos ter conduzidos, Amaro e Gilson, para mais um mandato como reitor e vice-reitor. Quero expressar, de modo especial, o meu agradecimento aos colegas do CCS, minha casa de origem, por terem contribuído para minha reeleição, como vice-reitor, com 92% dos seus votos.

Obrigado, CCS! Obrigado, UFPE!

Gilson Edmar
Vice-reitor UFPE