Artigos Artigos

Voltar

Medalha José Alberto Maia

Por Gilson Edmar – vice-reitor da UFPE
gilson.edmar@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

No último dia do mês de julho, fui agraciado, juntamente com outros neurologistas, com a Medalha de Honra ao Mérito José Alberto Maia, concedida pela Academia Brasileira de Neurologia-Capítulo de Pernambuco, durante a XIX Jornada Norte/Nordeste de Neurologia. A comenda é a mais alta distinção da comunidade neurológica pernambucana. Foi criada no início desta década para premiar profissionais que se destacaram em nosso estado e a nível nacional.

O nome José Alberto Maia foi dado à medalha, sugestão de Gildo Benício, como um reconhecimento da classe neurológica pernambucana a este mestre, que deixou marcada sua trajetória na memória de todos os que com ele conviveram, pela sua dedicação em ensinar neurologia aos que o procuravam. Esse alagoano, nascido em 1924, estudou o curso primário e o secundário em escolas do seu Estado natal, vindo para o Recife cursar medicina na nossa Universidade, tendo colado grau em 1947. Fez sua formação na França, com o professor Raymond Garcin, em 1953, sendo um dos seus mais competentes orientados. O professor Garcin, quando os brasileiros iam ao seu serviço em Paris, sempre tinha o prazer de fazer referência a Maia, como seu competente seguidor. Voltou para nossa Faculdade de Medicina como professor de Neurologia, porém com ampla cultura médica, tendo formado gerações de neurologistas. Fez concurso para livre docente, tendo defendido a tese: "Discopatia cervical", fonte de consulta para todos que atendiam pacientes com essa patologia. Escreveu o capítulo "Semiologia Neurológica" no livro sobre Propedêutica Médica, do professor Arnaldo Marques. Faleceu precocemente em 1962, aos 38 anos de idade, deixando uma lacuna na neurologia pernambucana.

O primeiro a receber a Medalha José Alberto Maia foi o professor Robert Naquet, neurologista francês, que não só contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa no campo da epilepsia, como foi formador de vários profissionais, inclusive no Brasil, onde podemos citar o professor Esper Cavalheiro, da Unifesp, e eu mesmo, que fui seu orientando em Marseille, no serviço do professor Henri Gastant.

Em seguida, receberam a comenda os professores Alcides Codeceira, Wilson Farias e Gildo Benício, sendo o primeiro responsável pela formação da maioria dos neurologistas que exercem a especialidade em Pernambuco, o segundo foi pioneiro nas pesquisas sobre cefaleia e o último como criador da Jornada Norte/ Nordeste de Neurologia. Todos conviveram e foram discípulos de José Alberto Maia, na Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da nossa Universidade Federal de Pernambuco.

Este ano, a Comissão Gestora da Jornada Norte/Nordeste de Neurologia, Maria Lúcia Brito Ferreira, Ana Rosa Corrêa Lima e Adélia Henriques Souza, homenageou alguns pioneiros nas diversas áreas que compõem a neurologia. Assim, foi distinguido o neurocientista Salustiano Gomes Lins, que criou em nossa Universidade os serviços de eletroencefalografia, eletroneuromiografia e polissonografia. O médico José Grimberg, foi pioneiro da neuropediatria na nossa Faculdade de Medicina. E as neuropediatras Ana Maria van der Linden, que fez crescer a especialidade na UFPE, Maria Eunice Vasconcelos Xavier Coelho, que a implantou na Faculdade de Ciências Médicas da UPE, e Ivoneide Trindade Barreto, que fez o elo da neuropediatria pernambucana com os grandes serviços nacionais. Recebeu ainda a comenda o médico Fernando Travassos, que desenvolveu a liquorologia no Recife, atuando nas duas faculdades. Por fim, segundo os dirigentes que decidiram os prêmios, me foi concedido, por eu ter sido um dos mentores do Simpósio sobre o Cérebro, evento anual do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, e criador da Pós-Graduação em Neuropsiquiatria também da UFPE, a primeira do Norte/Nordeste do Brasil.

É interessante ressaltar o papel que desempenhou a Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da UFPE na formação de várias gerações de Neurologistas, desde Ulisses Pernambucano, Jarbas Pernambucano, Manoel Caetano de Barros e, evidentemente, Maia. Foi lá onde a maioria dos agraciados se tornaram especialistas.

Todos nós, detentores da Medalha José Alberto Maia, queremos transmitir a nossa gratidão aos que nos concederam esta comenda e explicitar o nosso orgulho por sermos guardiões da memória e do nome deste grande mestre.

Publicado na edição do dia 27 de agosto de 2009 do Jornal do Commercio
Data da última modificação: 31/10/2016, 10:37

Portlets aninhado Portlets aninhado