Artigos Artigos

Intercâmbio e universidades

Por Gilson Edmar, vice-reitor da UFPE

A mobilidade estudantil e de docentes é uma das ações acadêmicas que está sendo mais estimulada nas universidades em todo o mundo. Na Europa, os países signatários do Tratado de Bolonha promoveram uma mudança no projeto político pedagógico dos seus cursos com o objetivo de estabelecer uma uniformidade dos currículos na comunidade europeia. Com isso, houve uma facilitação à mobilidade dos estudantes e um estímulo para que eles possam cursar períodos em outra universidade.

A UFPE já tem uma tradição consolidada na prática de intercâmbio, tanto entre instituições nacionais como estrangeiras. A Coordenadoria de Cooperação Internacional, dirigida por Suzana Queiroz, desenvolve um papel importante como elo entre a UFPE e as instituições conveniadas. Mantemos convênio com unidades acadêmicas com países da das Américas do Sul, Central e do Norte, da Europa, da África e do Oriente. Os intercâmbios mais consolidados com a UFPE são com universidades da França, Portugal, Espanha, Alemanha e Japão. Nossos estudantes, então, participam das atividades acadêmicas dos seus cursos nas unidades estrangeiras, com a garantia do reconhecimento dos créditos obtidos no exterior, para integralizá-los no seu histórico escolar. Da mesma forma, ocorre com os estudantes que recebemos aqui.

Mas, não é só isso. Ao acompanhá-los no seu cotidiano, observamos o desenvolvimento que ocorre em cada um, do ponto de vista da sua socialização num meio diferente do seu, como também na construção de uma formação cultural, artística e de cidadania, no convívio com os nossos hábitos e costumes. Além disso, em ambos os casos, eles têm a oportunidade de adquirir fluência em uma língua estrangeira, absolutamente necessária a qualquer atividade profissional.

O intercâmbio para os docentes se dá principalmente nas atividades de pós-graduação. É importante que um dos níveis - mestrado ou o doutorado a ser cursado por um professor - seja realizado em outra instituição que não a sua de origem. Isto diminui a endogenia nos programas de pós-graduação, com a chegada desses docentes, trazendo para nós, a experiência adquirida fora. Caso não tenha sido possível a sua saída, é fundamental que o faça na etapa de pós-doutorado, consolidando a sua formação na pesquisa e aumentando as nossas possibilidades de intercâmbio.

O intercâmbio entre grupos de pesquisa permite um trabalho conjunto, bastante útil para se obter melhores resultados, pela troca de experiências entre os pesquisadores da área. Por outro lado, pode induzir também a implantação de redes de pesquisa, cada vez mais utilizada pelos cientistas.

Atualmente já temos cursos de graduação que possibilitam aos nossos estudantes frequentar disciplinas no exterior, como também estágio curricular. Na pós-graduação, cada vez mais se ampliam, em número, os cursos em regime de cotutela, ou seja, parte realizada na sua instituição de origem, parte na conveniada, e o diploma a ser obtido será das duas instituições.

O Ministério da Educação, com a instituição do Enem como processo seletivo para ingresso dos estudantes nas universidades, estabeleceu concomitantemente a possibilidade dos jovens fazerem opção por mais de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil. Isso dará oportunidade de incrementar a mobilidade estudantil, permitindo mais opções de escolha e criando condições para que o estudo se faça em outra localidade, diferente daquela onde o aluno reside. Este tipo de mobilidade ainda existe muito pouco entre os nossos estudantes, sendo comum nos Estados Unidos e na Europa.

O intercâmbio estudantil e de professores é extremamente benéfico para todos. Para o intercambista, pelo crescimento intelectual que se desenvolve em cada um e, para a instituição, a troca de experiência permitirá uma melhor qualidade na geração e na transmissão do conhecimento.
Data da última modificação: 31/10/2016, 10:36

Portlets aninhado Portlets aninhado