Artigos Artigos

Desafios da UFPE

Anísio Brasileiro
Reitor da UFPE

Com honra e senso de responsabilidade, assumi as atribuições de reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), juntamente com meu vice, Silvio Marques, em tradicional cerimônia realizada no mês de outubro. Essa atribuição resulta da confiança que o campus depositou em nosso programa, que pretende consolidar os grandes avanços do reitorado Amaro Lins e Gilson Edmar, ao mesmo tempo em que nos incentivou a inovar em busca de uma universidade pública cada vez mais inserida no desenvolvimento social do Brasil. Destacamos o trabalho do ex-presidente Lula que transformou a educação brasileira e colocou a universidade no patamar que ela deve ocupar, de produtora de conhecimento científico para transformar a sociedade melhorando a qualidade de vida do povo. Estamos esperançosos com a presidente Dilma Rousseff, que vem mostrando a sua prioridade estratégica para a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação. Nosso reconhecimento ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo seu trabalho à frente do Ministério da Educação (MEC) e permanente apoio à UFPE.

Nosso plano de ação prioriza a formação de qualidade na graduação e pós-graduação. O cuidado com os estudantes é nosso foco. Por isso, o Conselho Universitário aprovou nossa proposta de criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A humanização dos campi, com uma segurança institucional qualificada, com espaços coletivos bem cuidados, iluminados, com a conclusão das obras físicas em andamento, será prioritário em nossa gestão. Continuaremos a trabalhar com o governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e municípios do Estado. Vamos fortalecer projetos de pesquisa em áreas estratégicas de petróleo, ciências exatas e materiais, biotecnologia, fármacos e medicamentos, informática, economias criativas (moda, animação, cinema, música), pesquisa clínica, genética, informação e comunicação, esportes, formação docente, direitos humanos. Estarão em nossa agenda projetos de extensão que articulem a UFPE e municípios, empresas, movimentos sociais, cultura e inclusão social. Atenção especial será dada ao Hospital das Clínicas aperfeiçoando suas atividades de formação, pesquisa e assistência.

A universidade é uma instituição onde a valorização das pessoas é a razão do seu sucesso. Estaremos atentos aos servidores técnico-administrativos e docentes, cuidando da sua qualificação, da melhoria de suas condições de trabalho, de saúde e salariais, valorizando suas iniciativas.

A universidade brasileira e a UFPE, em particular, têm se tornado cada vez mais complexas. A sua gestão administrativa e seu planejamento exigem o aporte de inovações ligadas à gestão do conhecimento, com o uso de plataformas tecnológicas e organizacionais para dar mais fluidez aos processos, tornando decisões mais ágeis, de modo que possamos deslocar cada vez mais o esforço do trabalho para o planejamento e prospecção sobre o futuro da universidade e suas relações com a sociedade.

Artigo publicado no Jornal do Commercio em 02.12.11

Data da última modificação: 27/10/2016, 14:20