Notícias Notícias

Voltar

Bolsistas do PRH 38.1 participam do ENPPEPRO e EPPGEP 2025, em Porto Alegre

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, pesquisadores do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA/UFPE) participaram do Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Engenharia de Produção (ENPPEPRO) e do Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção (EPPGEP), realizados em Porto Alegre/RS.

Antes da participação no evento, foi realizada uma pré-seleção interna no PPGEP Recife, em que os melhores trabalhos submetidos pelos alunos de pós-graduação foram escolhidos para representar o programa nacionalmente. No total, foram selecionados até sete trabalhos por programa: dois Produtos Tecnológicos, três de doutorado e dois de mestrado. Os bolsistas do PRH-38.1, programa vinculado ao laboratório CEERMA, tiveram participação de destaque, contribuindo com três trabalhos selecionados para representação do programa no evento.

Os pesquisadores apresentaram, respectivamente, três contribuições científicas:

  • Lavínia Maria Mendes Araújo – Doutoranda - A pesquisa de Lavínia foca na modelagem e resolução de problemas de confiabilidade da indústria de energia a partir de abordagens quânticas. Na apresentação em questão, foi tratada a utilização de inferência quântica para estimação de confiabilidade de equipamentos.
  • Leonardo Streck Raupp – Doutorando - Produto Tecnológico: ReMDA – Interface integrada em Python para análises de confiabilidade e modelagem de dados. O software consolida funções estatísticas e metodologias de confiabilidade em uma plataforma amigável, permitindo análises acessíveis a especialistas e iniciantes. Seu impacto está na padronização, na redução de erros e na aplicação direta em contextos industriais.
  • Plínio Marcio da Silva Ramos – Pós-doutorando - Produto Tecnológico: DrowsinessNET – Aplicativo web para detecção de sonolência em contextos industriais, integrando EEG e visão computacional. A ferramenta possibilita monitoramento em tempo real do estado de alerta de operadores, combinando múltiplas fontes de dados biológicos. O sistema tem aplicação direta na segurança em ambientes críticos, como a indústria de petróleo e gás.

Ainda durante o evento, a doutoranda Lavínia recebeu Menção Honrosa pelo seu trabalho de doutorado, reconhecimento que reforça a relevância e a qualidade da pesquisa desenvolvida em parceria com o CEERMA e colaboradores internacionais.

A presença dos pesquisadores do PRH 38.1 nesses encontros contribui para o fortalecimento da pesquisa em Engenharia de Produção, além de promover a troca de experiências e a divulgação de soluções inovadoras nas áreas de confiabilidade, inteligência artificial, computação quântica e segurança em ambientes industriais.

Por fim, a participação dos bolsistas no evento foi possível através de recursos da taxa de bancada do PRH 38.1 (FINEP/ANP/FAPESP), além de contar com recursos complementares do PPGEP-UFPE (CAPES).


 

 

Data da última modificação: 30/09/2025, 09:18