A bolsista de doutorado do PRH 38, Lavínia Mendes Araújo, juntamente com a pesquisadora Dra. July Bias, ministrou duas séries de treinamentos para equipes de Engenharia de Poços da Petrobras. Os encontros tiveram como foco a aplicação de metodologias desenvolvidas em conjunto pelo CENPES/Petrobras e pelo CEERMA/UFPE, voltadas para apoiar a gestão da confiabilidade e do risco no desenvolvimento de novas tecnologias de completação.
Lavínia é doutoranda em Engenharia de Produção e atua como pesquisadora no projeto em parceria entre o CENPES e o CEERMA, sob coordenação dos professores Márcio Moura e Isis Lins. No âmbito do projeto, a pesquisadora contribui para o desenvolvimento de duas metodologias principais:
- Monitoramento da incerteza sobre a confiabilidade ao longo do processo de desenvolvimento de novas tecnologias de completação;
- Monitoramento do risco para suporte à tomada de decisão, considerando, além da confiabilidade, critérios como Custo e Complexidade.
Os treinamentos tiveram como objetivos principais nivelar o conhecimento das equipes técnicas da Petrobras em relação às metodologias propostas e coletar feedbacks para a elaboração de Padrões de Execução da companhia.
O primeiro treinamento foi realizado entre 18 e 20 de agosto, no EDISEN (Rio de Janeiro), e o segundo ocorreu de 01 a 03 de setembro, no CENPES (Rio de Janeiro).
Essas iniciativas reforçam a integração entre universidade e indústria, fortalecendo a aplicação de métodos científicos no processo decisório da Petrobras e ampliando o impacto do PRH 38 na formação de pesquisadores e no avanço tecnológico do setor de energia.