Admissão de alunos

PDF Imprimir E-mail

Admissão de alunos


A admissão de alunos da Universidade Federal de Pernambuco pode ser realizada de diversas maneiras. Entre os caminhos para fazer parte do corpo discente da instituição, constam o concurso vestibular, o processo extravestibular e os acessos por meio dos programas de pós-graduação e extensão da UFPE. A seguir, informações sobre cada uma dessas etapas.

Vestibular

Os estudantes interessados em participar do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverão, obrigatoriamente, realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem será utilizada pela Universidade para compor a média dos vestibulandos, equivalendo à primeira fase do Vestibular, valendo para as vagas presenciais oferecidas nos campi Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru. A primeira fase valerá 50% do total da nota.



A segunda fase, que valerá 50% da nota final, incluirá a redação do Enem, duas questões discursivas de Português e as questões de línguas estrangeiras para todos os candidatos, além das três disciplinas específicas, a serem aplicadas de acordo com a escolha dos cursos pelos alunos.

 

Nos últimos anos, a UFPE tem realizado dois vestibulares a cada ano. Para ingresso nas vagas do primeiro e do segundo semestres do ano seguinte, acontece o vestibular no final do ano corrente. Em julho, ocorre o segundo vestibular, com vagas específicas para o conjunto das Engenharias.

 

Para o Vestibular 2012, foram oferecidas via vestibular 6.492 vagas. Outras 320 vagas, oriundas da segunda entrada do Conjunto Engenharias CTG, estão sendo oferecidas em um vestibular de meio de ano (2012.2). Juntando os dois vestibulares, a UFPE ofereceu um total de 6.812 vagas, 112 vagas a mais em relação ao Vestibular 2011, quando foram disponibilizadas 6.700 oportunidades de ingresso universitário.


Para concorrer às vagas da Universidade Federal de Pernambuco para o ano de 2013, os candidatos deverão se inscrever no Enem 2012 e também se inscrever para o processo seletivo da UFPE, que é organizado pela Covest/Copset, instituição responsável pela realização das provas e divulgação dos resultados. Além do Recife, a Covest/Copset realiza os exames nas cidades do Interior pernambucano como forma de promover a inclusão social do ensino superior já a partir de sua etapa primeira, que é a da seleção.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO


O Vestibular 2013 da UFPE terá novidades. Entre elas estão os novos cursos de graduação em Medicina e em Saúde Coletiva, oferecidos respectivamente nos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA), em Caruaru, e de Vitória (CAV). Além disso, o Bacharelado em Estatística adere ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Em votação extrapauta, o CCEPE também aprovou a manutenção do uso da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da nota da 2ª fase do Vestibular, em face ao aperfeiçoamento do sistema de correção do Inep/MEC. O quantitativo geral de vagas será definido em nova reunião do CCEPE.

 

O período de inscrições ainda não foi definido, em função da necessidade de adequação da UFPE à Lei das Cotas. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2012. Como primeira etapa, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2012.

 

O curso de Medicina de Caruaru ofertará 24 vagas a partir do segundo semestre de 2013. Esse número aumentará gradativamente podendo chegar a 80 vagas em 2016, segundo a professora Ana Cabral. Este ano, será lançado o edital de concurso para selecionar 12 docentes que serão contratados em 2013. Os professores receberão treinamento na nova metodologia que será aplicada ao curso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nela, a resolução dos problemas é feita por pequenos grupos de alunos orientados por um professor.

 

O novo curso do CAV será o Bacharelado em Saúde Coletiva, para formação de gestores em Saúde, em especial para atuar na Zona da Mata, região do Estado que apresenta os piores índices sociais. Terá duração de quatro anos, no horário noturno, com práticas e estágios em serviços diurnos. Serão oferecidas 30 vagas no primeiro semestre de 2013.

 

Outras informações sobre o Vestibular 2013 estão disponíveis na Agência de Notícias da UFPE.

 

Para saber mais informações sobre o vestibular da UFPE, visite o site www.covest.com.br.

 

Extravestibular


O processo de admissão extravestibular é destinado aos estudantes que desejam realizar reintegração ou uma transferência interna ou externa. Os alunos diplomados contam, ainda, com a possibilidade de solicitar o ingresso em outra habilitação ou curso de graduação oferecido pela Universidade.

Atualmente, a UFPE realiza provas para avaliar o conhecimento e habilidades dos candidatos às vagas de extravestibular. Além do teste, os estudantes devem obedecer a alguns requisitos. No caso de transferência externa, o interessado deverá já ter cumprido 25% da carga horária do seu curso. Será preciso também comprovar ter menos de 70% da carga horária a cumprir para conseguir a transferência.

O acesso extravestibular possibilita, ainda, realizar matrícula para cursar disciplinas isoladas. Esse benefício é dado aos alunos diplomados e vinculados à UFPE ou a outra instituição de ensino superior. Mais informações no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos.

Pós-Graduação

Os programas de pós-graduação da UFPE admitem candidatos que estejam interessados em desenvolver suas dissertações de mestrado e teses de doutorado na Universidade. Os interessados devem obter mais informações na página do curso de pós-graduação que deseja fazer. Mais informações na Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação. Mais informações no site da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação.

Extensão

A UFPE também oferece cursos de extensão a interessados em fazer parte de sua vida acadêmica. Os formulários e o manual de atividades extensionistas estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. Mais informações no site da Pró-Reitoria de Extensão.