ADT. Modelos de Exibição ADT. Modelos de Exibição

Os Modelos de Exibição da Aplicação (Application Display Template - ADT) permitem que administradores do portal para substituir os modelos de exibição padrão, superando limitações à maneira como o conteúdo do seu site é exibida. Com ADTs, você pode definir modelos de exibição personalizados usados para processar aplicações de ativos. Por exemplo, você pode querer mostrar entradas de conteúdos web horizontalmente em vez de verticalmente, ou listar seus ativos no portlet editor ativo em tamanhos diferentes. Para o portal da UFPE, foram feitos os seguintes ADTs para o portlet Publicador de Conteúdo (Asset Publisher):

A. Apresentação de Eventos
B. Listagem de Notícias Principais

C. Listagem de Notícias Simplificadas
D. Listagem de Itens com Data e Autor
E. Listagem de Conteúdo Completo
F. Listagem de Eventos Completo

 

A. Apresentação de Eventos A. Apresentação de Eventos

C. Listagem de Notícias Simplificadas C. Listagem de Notícias Simplificadas

Voltar

UFPE aprova financiamento para sete Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)

A UFPE conseguiu aprovar sete propostas de financiamento de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para apoiar atividades em pesquisa de alto impacto científico relacionadas a áreas estratégicas para o país e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.

Descrição da imagem

Legenda

A UFPE conseguiu aprovar sete propostas de financiamento de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para apoiar atividades em pesquisa de alto impacto científico relacionadas a áreas estratégicas para o país e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional. Os projetos foram contemplados por chamada pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promovida através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), a Chamada INCT – MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014. O resultado completo pode ser conferido no site do CNPq. No total, foram recomendadas 252 propostas.

Dentre os aprovados, está o Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão (Insid), coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção Adiel Teixeira de Almeida, que envolve a construção de modelos analíticos de apoio à decisão, desdobrados em softwares aplicados em problemas específicos, aplicáveis a organizações públicas e privadas. “O Insid permite avanços científicos substanciais e desenvolvimento tecnológico inovador em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional”, explica. De acordo com Almeida, melhorias no processo de decisão para segurança pública e defesa nacional e políticas ambientais são algumas das áreas a serem beneficiadas.

Outra proposta contemplada foi a do Instituto Nacional de Fotônica (Info), coordenado pelo professor do Departamento de Física Anderson Stevens Leônidas Gomes, que trata problemas e desafios nas áreas de Fotônica Não Linear, Dispositivos e Aplicações; Biofotônica e Optomicrofluídica, com destaque para problemas globais e estratégicos para o país com aplicações nas áreas de nanotecnologia e saúde. Gomes explica a importância das atividades do Instituto: “Além da formação de recursos humanos, outros resultados com impacto na área de saúde são esperados, por exemplo, no diagnóstico de doenças na área de odontologia, reumatologia e dermatologia. O desenvolvimento de biossensores para diagnóstico está previsto no projeto, além de disseminação científica”.

Para o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Paulo Santos, a aprovação de sete INCTs com sede na UFPE aponta uma elevada competitividade em editais nacionais e projetos de qualidade nas mais variadas áreas do conhecimento. “Deve ser ressaltado que o volume de projetos aprovados significa quase 3% do total aprovado nacionalmente e quase um quarto dos aprovados para a região Nordeste. Esse resultado é compatível com as diferentes avaliações da produção científica da UFPE, particularmente com a produção de elevada qualidade”. Santos dá como exemplo o indicador Wighted Fractional Count (WFC) de 2015, do grupo Nature, que coloca a UFPE em 10º lugar no ranking das instituições acadêmicas brasileiras.

Confira as propostas aprovadas pela UFPE

Photonics National Institute for Science and Technology
Coordenador: Anderson Stevens Leonidas Gomes 

INCT – Virtual Herbarium of Plants and Fungi
Coordenadora: Leonor Costa Maia 

National Observatory of Water and Carbon Dynamics in the Caatinga Biome 
Coordenador: Antonio Celso Dantas Antonino

INCT for Software Engineering
Coordenador: Augusto Cezar Alves Sampaio 

Institute of Science and Technology for Pharmaceutical Innovation - inct_if
Coordenador: Ivan da Rocha Pitta

Institute of Information and Decision Systems - INSID 
Coordenador: Adiel Teixeira de Almeida National

Nanomaterials Based on Lanthanides for Markers and Sensors 
Coordenador: Severino Alves Junior

Data da última modificação: 25/10/2016, 15:25

D. Listagem de Itens com Data e Autor D. Listagem de Itens com Data e Autor

Voltar

Comissão de Autoavaliação

As comissões são formadas a partir de normativas da Universidade Federal de Pernambuco para orientar a deliberação do colegiado em áreas específicas do Programa de Pós-Graduação.

Autoavaliação

Coordenação: Ana Carolina Nunes do Couto
Coordenação Anterior: Amilcar Almeida Bezerra
Docente permanente: Carlos Sandroni / Daniela Maria Ferreira 
Técnico Administrativo: Débora Guimarães
Discente Egresso ou Profissional da área: Hadassa Rossiter

Planejamento estratégico

Coordenação anterior: Amilcar Almeida Bezerra
Coordenação: Ana Carolina Nunes do Couto
Coordenação: Bruno Pedrosa Nogueira
Docente permanente: Carlos Sandroni
Técnico Administrativo: Débora Guimarães

Programa de apoio à Pós-Graduação (Proap)

Coordenação:Ana Carolina Nunes do Couto
Docente da linha Música, Cultura e Sociedade: Amilcar Almeida Bezerra
Docente da linha Música, Educação e Sociedade: Klésia Garcia Andrade

Bolsas

Membro da Coordenação: Bruno Pedrosa Nogueira 
Docente: Matheus Henrique da Fonsêca Barros
Discente: Maria Regilane Angelo de Souza


B. Listagem de Notícias Principais B. Listagem de Notícias Principais

70% 70%

Voltar

Cecine promove oficinas científicas para estudantes de escolas públicas e particulares

Estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio podem participar do projeto Oficinas Científicas, criado pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do fotoficina24.05.16-1Nordeste (Cecine), unidade extensionista da UFPE.

Estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio podem participar do projeto Oficinas Científicas, criado pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do fotoficina24.05.16-1Nordeste (Cecine), unidade extensionista da UFPE. Os professores interessados em incluir suas turmas precisam agendar o dia e o horário das oficinas desejadas, por meio do site da Cecine, do e-mail cecine@ufpe.br ou por telefone, nos números 2126.7030 e 2126.8616.

A iniciativa busca auxiliar os alunos de escolas públicas e particulares a conciliarem o aprendizado teórico com o prático, realizando oficinas que propõem atividades e experimentos científicos nas áreas de química, física, matemática, biologia e geociências.

Até o final do ano, a Cecine oferece semanalmente oficinas separadas por área, que incluem jogos matemáticos, experiências com a química cotidiana, exercícios interativos de física básica, práticas laboratoriais de biologia e apresentações sobre minerais e rochas. Os laboratórios onde acontecem as atividades têm capacidade máxima de 45 pessoas, incluindo o professor da turma e o monitor da oficina. Os alunos receberão uma breve explicação teórica sobre o assunto e, em seguida, participarão das atividades interativas.

Data da última modificação: 25/06/2017, 00:39

F. Listagem de Eventos Completo F. Listagem de Eventos Completo