Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE celebra 70 anos com evento comemorativo aberto ao público no dia 14

Como parte da programação, haverá o lançamento coletivo de obras resultantes de edital de incentivo à publicação de livros digitais

A Editora UFPE comemora sete décadas de história com um evento especial aberto ao público no dia 14 de novembro, a partir das 9h, no Auditório Professora Gilda Lins, em sua sede, no Campus Recife. Com o tema “Do chumbo ao bit, o livro sempre”, a celebração destaca a trajetória da editora, uma das pioneiras do cenário editorial universitário do Brasil, abordando desde os tempos da impressão tipográfica até os atuais desafios e inovações do livro digital. A programação é gratuita e aberta ao público.

A programação tem início às 9h com a Mesa de Abertura, que contará com as presenças do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, do diretor da Editora UFPE, Junot Matos, e da diretora da Regional Nordeste da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Susane Barros. 

Em seguida, às 10h, ocorre a mesa “Do chumbo ao bit, o livro sempre: 70 anos da Editora UFPE”, com a participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco Flávio Weinstein, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH); e Murilo Silveira, do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI); sob mediação de Diogo Cesar Fernandes, vice-diretor da Editora UFPE.

O evento prossegue às 14h, com a apresentação do Balanço Editorial 2025, com o editor Artur Ataíde e membros do Conselho Editorial, seguida do lançamento de obras de 2025 do catálogo da editora, com a presença dos autores, sob a mediação do diretor Junot Matos. A programação é gratuita e aberta ao público.

LEMA – “Do chumbo ao bit, o livro sempre”. Esse é o slogan comemorativo do 70º aniversário da Editora UFPE, criado para sintetizar a trajetória histórica da primeira imprensa universitária do país no ano em que comemora a sua sétima década de atuação difundindo a produção acadêmica, científica e cultural da hoje denominada Universidade Federal de Pernambuco. De 1955, ano em que surgiu como Imprensa, quando a UFPE ainda era a Universidade do Recife, até 2025, a Editora UFPE testemunhou, entre outras mudanças, o uso de diferentes suportes e técnicas de produção do livro, indo dos tipos móveis de chumbo na composição de obras em papel até a recente inconcretude dos bits em publicações digitais disponibilizadas gratuitamente em seu portal com mais de 600 e-books gratuitos.

Data da última modificação: 07/11/2025, 11:02