- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Editora UFPE/
- Notícias - Editora/
- Editora UFPE celebra 70 anos com evento comemorativo aberto ao público no dia 14
Notícias Notícias
Editora UFPE celebra 70 anos com evento comemorativo aberto ao público no dia 14
Como parte da programação, haverá o lançamento coletivo de obras resultantes de edital de incentivo à publicação de livros digitais
A Editora UFPE comemora sete décadas de história com um evento especial aberto ao público no dia 14 de novembro, a partir das 9h, no Auditório Professora Gilda Lins, em sua sede, no Campus Recife. Com o tema “Do chumbo ao bit, o livro sempre”, a celebração destaca a trajetória da editora, uma das pioneiras do cenário editorial universitário do Brasil, abordando desde os tempos da impressão tipográfica até os atuais desafios e inovações do livro digital. A programação é gratuita e aberta ao público.
A programação tem início às 9h com a Mesa de Abertura, que contará com as presenças do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, do diretor da Editora UFPE, Junot Matos, e da diretora da Regional Nordeste da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Susane Barros.
Em seguida, às 10h, ocorre a mesa “Do chumbo ao bit, o livro sempre: 70 anos da Editora UFPE”, com a participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco Flávio Weinstein, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH); e Murilo Silveira, do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI); sob mediação de Diogo Cesar Fernandes, vice-diretor da Editora UFPE.
O evento prossegue às 14h, com a apresentação do Balanço Editorial 2025, com o editor Artur Ataíde e membros do Conselho Editorial, seguida do lançamento de obras de 2025 do catálogo da editora, com a presença dos autores, sob a mediação do diretor Junot Matos. A programação é gratuita e aberta ao público.
LEMA – “Do chumbo ao bit, o livro sempre”. Esse é o slogan comemorativo do 70º aniversário da Editora UFPE, criado para sintetizar a trajetória histórica da primeira imprensa universitária do país no ano em que comemora a sua sétima década de atuação difundindo a produção acadêmica, científica e cultural da hoje denominada Universidade Federal de Pernambuco. De 1955, ano em que surgiu como Imprensa, quando a UFPE ainda era a Universidade do Recife, até 2025, a Editora UFPE testemunhou, entre outras mudanças, o uso de diferentes suportes e técnicas de produção do livro, indo dos tipos móveis de chumbo na composição de obras em papel até a recente inconcretude dos bits em publicações digitais disponibilizadas gratuitamente em seu portal com mais de 600 e-books gratuitos.