- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- UFPE consolida LinDeF como primeira Unidade de Empreendedorismo e Inovação do Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Diretoria
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Coordenação Administrativa e de Pessoal
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
- Comissão de Saúde Mental/CCS
UFPE consolida LinDeF como primeira Unidade de Empreendedorismo e Inovação do Centro de Ciências da Saúde
Laboratório é hoje um espaço interdisciplinar voltado ao desenvolvimento, à avaliação e à validação de tecnologias em saúde
O Laboratório Multiusuário de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (LinDeF), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi oficialmente aprovado no Programa Parque.TeC Academia – Unidades de Empreendedorismo e Inovação (UEI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), consolidando-se como a primeira unidade do gênero no Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Campus Recife. A nova configuração, que passa a ser identificada como UEI-LinDeF, foi instituída em agosto e reúne inicialmente os Departamentos de Enfermagem (professoras Sheilla Coelho e Cecília Queiroz) e de Terapia Ocupacional (professora Juliana Marcelino), fortalecendo a integração entre diferentes áreas da saúde e ampliando as possibilidades de empreendedorismo e inovação.
A conquista se soma a um conjunto de avanços recentes do laboratório, que atua como espaço interdisciplinar voltado ao desenvolvimento, à avaliação e à validação de tecnologias em saúde, com destaque para dispositivos baseados em sensores, automação e inteligência artificial. Em agosto, o LinDeF também foi contemplado em editais estratégicos, como o Pró-Equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pernambucanas Inovadoras pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e o Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, teve sua proposta aprovada na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O reconhecimento é reforçado pela renovação da Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) da coordenadora do laboratório, professora Shirley Lima Campos.
De acordo com a professora Shirley Campos, o reconhecimento do LinDeF como UEI representa um marco para o laboratório: “Agora, o LinDeF assume a identidade do projeto de inovação UEI-LinDeF. Esse apoio fortalece a criação de ambientes de ideação e o desenvolvimento de competências em empreendedorismo e inovação, impactando diretamente a formação de estudantes da graduação e pós-graduação. O objetivo é transformar pesquisas e ideias em soluções de impacto na saúde, estimulando e consolidando startups inovadoras com suporte estratégico e infraestrutura.”
No âmbito da cultura empreendedora, o LinDeF já acumula experiências em iniciativas como o Catalisa ICT, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que atuou apoiando startups e promovendo a inovação no setor de saúde. Agora, com a identidade consolidada como UEI-LinDeF, o laboratório amplia seu papel estratégico ao criar ambientes de ideação e fomentar competências em empreendedorismo entre estudantes de graduação e pós-graduação.
VISITA - O fortalecimento institucional foi evidenciado na visita da Diretoria de Inovação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), realizada no dia 26 de agosto. O encontro teve como objetivo conhecer projetos em andamento, explorar novas oportunidades de cooperação e estreitar parcerias entre as instituições. Durante as discussões, foram levantadas perspectivas de intercâmbio de pesquisadores, projetos conjuntos e desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao sistema de saúde.
Participaram do encontro, pela UFPE: a coordenadora da UEI-LinDeF, professora Shirley Campos; o coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Herberth Sá Leitão; além dos doutorandos Layane Santana, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), e Emanuel Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde (PPGBAS). Pelo Imip, estiveram presentes o diretor de Inovação, Kleber Araújo; o coordenador de Cursos e EAD, Bruno Hipólito; o coordenador de Graduação da Facimip, Dário Nascimento; o estatístico e gestor de Governança de Dados, Emídio Cavalcanti; e o cientista de Dados, Túlio Revoredo.
Para o diretor de Inovação do Imip, Kleber Araújo, médico formado pela UFPE, o encontro representa um passo estratégico para o fortalecimento do ecossistema de ciência e tecnologia em saúde: “Momentos como este permitem identificar sinergias, promover a troca de conhecimento e construir soluções inovadoras para os desafios da saúde pública. A parceria entre Imip e UFPE, por meio do LinDeF, é mais um passo no fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação em benefício da sociedade.”
Com esse conjunto de avanços, o LinDeF assume protagonismo no estímulo à inovação em saúde no estado, consolidando-se como um elo entre a UFPE, o setor produtivo e instituições parceiras. O reconhecimento como UEI-LinDeF inaugura uma nova etapa para o Centro de Ciências da Saúde, reforçando o compromisso da Universidade com a formação qualificada, a pesquisa de excelência e a geração de soluções inovadoras em saúde.