Destaques Destaques

Voltar

Projeto de extensão Jiu-jitsu para todos promove aulão de defesa pessoal

A ação busca promover a prática do jiu-jitsu em um ambiente inclusivo, seguro e acessível

O projeto de extensão Jiu-jitsu para todos: inclusão, arte e empoderamento na UFPE e comunidade local promoveu aulão especial de defesa pessoal baseada no jiu-jitsu com o mestre faixa coral Junior Andrade. O mestre possui mais de 45 anos de prática na modalidade e 33 anos de faixa preta. O encontro foi realizado no último dia 10, na sala 54 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Figura de destaque no jiu-jitsu pernambucano, Junior Andrade é líder da academia Andrade Brazilian Jiu-Jitsu, no Recife, e referência na formação de gerações de praticantes. Primeiro faixa preta formado pelo mestre Jeziel Andrade, é reconhecido pelo estilo de jiu-jitsu marcial, que valoriza técnicas tradicionais e a aplicação em situações reais. O reconhecimento como mestre é marcado pela conquista da faixa coral, símbolo de décadas de dedicação ao ensino da arte.

O projeto “Jiu-jitsu para todos: inclusão, arte e empoderamento na UFPE e comunidade local” é coordenado pelo professor Sadi Seabra, do Departamento de Expressão Gráfica. Trata-se de uma iniciativa de extensão da UFPE que busca promover a prática do jiu-jitsu em um ambiente inclusivo, seguro e acessível, com foco na defesa pessoal, expressão corporal e empoderamento da comunidade acadêmica e da população em geral.

As aulas são realizadas na sala 54 (área do curso de Dança) do Centro de Artes e Comunicação (CAC), às segundas e quartas-feiras, às 15h, e são voltadas para o público  em geral.

Mais informações
jiujitsu.cac@ufpe.br

Data da última modificação: 16/12/2025, 17:07