Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Profissionais do HC participaram da campanha de conscientização sobre retinoblastoma no Parque da Tamarineira
Notícias Notícias
Profissionais do HC participaram da campanha de conscientização sobre retinoblastoma no Parque da Tamarineira
Ação buscou conscientizar a população sobre a prevenção de doença que atinge crianças entre 6 meses e 5 anos de idade

Profissionais do serviço de oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram no último sábado (13) da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, realizada no Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. O objetivo foi conscientizar a população sobre o retinoblastoma, tumor maligno que acomete crianças entre os 6 meses e os 5 anos de idade.
A lei federal nº 12.637/2012 instituiu a data 18 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização do Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. A iniciativa é da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca). A campanha “De Olho nos Olhinhos” surgiu em 2022, por iniciativa do casal de jornalistas Thiago Leifert e Daiana Garbin, após a filha deles ser diagnosticada com a doença.
A ação consistiu na distribuição de panfletos e no repasse de esclarecimentos sobre a doença. Não foi realizado nenhum tipo de atendimento de saúde. A equipe do HC que participou da ação foi coordenada pela oftalmologista do HC e especialista em Oncologia Ocular Virgínia Torres. Ela contou com a participação de 12 estudantes da Liga Acadêmica de Oftalmologia da UFPE.
Outros hospitais da Região Metropolitana do Recife também participaram da ação, orientando sobre a parte oncopediátrica, junto com Grupo de Apoio GAC, o Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (Imip) e o Hospital Oswaldo Cruz da UPE (HUOC).
“O Hospital das Clínicas é referência para o tratamento oftalmológico dessa doença pois dispõe de equipamentos para exames e rotinas em nosso bloco cirúrgico específicas para o manejo oftalmológico de crianças com retinoblastoma”, destacou Virgínia.