Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Inaugurada ampliação do Departamento de Engenharia Biomédica
Notícias Notícias
Inaugurada ampliação do Departamento de Engenharia Biomédica
A nova área fica no 2º andar da Torre Administrativa do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife
O Departamento de Engenharia Biomédica (DEBM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ganhou novos espaços, ampliando sua estrutura de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão e melhorando a infraestrutura para atender a comunidade acadêmica da graduação e da pós-graduação. A nova área fica no 2º andar da Torre Administrativa do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife. A cerimônia de inauguração foi realizada, na última sexta-feira (5), na presença de gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes.
As instalações do DEBM foram ampliadas com duas salas de aula para os cursos de graduação e pós-graduação, um miniauditório, uma sala de reuniões/sala de estudo, cinco salas de docentes coletivas, uma recepção e um espaço de convivência para os estudantes. “Nós estamos inaugurando um ambiente humanizado, tanto para os docentes quanto para os nossos técnicos e nossos estudantes”, disse o chefe do Departamento de Engenharia Biomédica, professor Wellington Pinheiro. Atualmente, há aproximadamente 200 estudantes vinculados à graduação e à pós-graduação (mestrado).
“[Os novos espaços trazem ganhos] para o curso de graduação em Engenharia Biomédica, para o nosso curso de pós-graduação e também para o curso novo que nós estamos lançando, o curso de graduação em Informática Biomédica, que vai formar profissionais que vão ter capacidade de trabalhar tanto com as ferramentas da Engenharia e da Informática quanto da Saúde para resolver os grandes problemas em saúde no SUS e na saúde complementar”, afirmou Pinheiro. A futura graduação em Informática Biomédica está em fase de planejamento.
O reitor Alfredo Gomes comemorou a conquista do departamento. “Nós estamos inaugurando uma área mais ampliada, bem qualificada, bem equipada, que é resultado de um esforço de quatro, cinco anos de trabalho”, explicou. “É extremamente prazeroso ver a organização do departamento. Ele cresceu do ponto de vista da sua infraestrutura, fez a integração junto com o CTG”, completou.
A obra foi realizada com recursos próprios da UFPE e emendas parlamentares do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), que é ex-aluno do CTG-UFPE, tendo se graduado em Geologia, além de ter integrado o movimento estudantil, o que intensificou o seu compromisso público e histórico com a educação. “Eu consolidei uma convicção da importância da educação pública, e, no caso do ensino superior, da universidade pública. Da universidade que tem a função de caminhar junto com o ensino, com a pesquisa, com a extensão, e que, para isso, ela precisa estar melhor equipada, respeitar e tratar com dignidade e valorização os seus profissionais e ter recursos suficientes para ter uma estrutura adequada para funcionar como deve ser uma universidade, que é a luta que nós fizemos a vida inteira”, defendeu o deputado.
O evento de inauguração contou com a participação dos seguintes convidados no dispositivo oficial: reitor Alfredo Gomes; deputado Renildo Calheiros; vice-diretora do CTG, Magda Vieira; chefe do DEBM, Wellington Pinheiro; coordenador do curso de graduação em Engenharia Biomédica, Fabiano Tonaco Borges; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, Cristine Martins Gomes de Gusmão; estudante Laura Veloso; e técnico-administrativo em educação Rangel Cruz.
Mais informações
Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE
(81) 2126.8701
secretaria.debm@ufpe.br
*foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE