Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Estudantes do curso de Oceanografia da UFPE são selecionados no edital Jovens no Clima Recife 2025 e vão para a COP 30
Notícias Notícias
Estudantes do curso de Oceanografia da UFPE são selecionados no edital Jovens no Clima Recife 2025 e vão para a COP 30
Essa aprovação garante a participação do grupo na 30ª COP 30, em novembro, em Belém (PA)

Os estudantes do curso de graduação em Oceanografia da UFPE Alan Damico, Alanna Barros, Emilly Uchôa e Marília Lacerda, que formam o coletivo EcoÁguas Zona Costeira (EcoÁguas ZC) tiveram o projeto “Alerta Vermelho: Monitoramento Climático e Ações Educativas sobre a Maré Vermelha” aprovado no Edital Jovens no Clima Recife 2025, lançado pela Prefeitura do Recife. Essa aprovação garante a participação do grupo na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“O projeto ‘Alerta Vermelho…’ prevê ações educativas em escolas públicas do Recife e na colônia de pescadores do Pina (Z-01) sobre o fenômeno da maré vermelha, em especial nas instituições localizadas em áreas de vulnerabilidade ambiental, atividades de conscientização ambiental e a realização de um evento de sensibilização na UFPE”, resumem os integrantes do coletivo.
Eles completam: “Com essa proposta, o EcoÁguas ZC pretende não apenas compreender a dinâmica da maré vermelha e seus impactos ambientais, socioeconômicos e de saúde, mas também estimular a formação de futuras lideranças ambientais em comunidades pesqueiras, conectando ciência, extensão universitária e engajamento comunitário em prol da resiliência climática”.
O evento de sensibilização na UFPE a que o coletivo se refere, intitulado EcoÁguas: Ecoando um Futuro Azul, ocorreu na terça-feira (26), nas dependências do Museu e do Departamento de Oceanografia da UFPE.
O programa Jovens no Clima Recife foi lançado com o intuito de apoiar, por meio de subsídio, 18 projetos relacionados aos desafios ambientais da capital pernambucana, propostos por grupos formados por pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e do Bloomberg Center for Public Innovation, além do apoio da Uninassau.
Na UFPE, a iniciativa tem vínculo institucional através dos projetos de extensão “Oceano em Movimento: promovendo a cultura oceânica em escolas do Recife” e “Dinâmicas Socioambientais na Colônia de Pescadores do Pina (Z-01)”, ambos aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e coordenados pelos professores do Departamento de Oceanografia Mônica Ferreira Costa e Marcelo Francisco de Nóbrega.
Mais informações
Coletivo EcoÁguas Zona Costeira no Instagram @ecoaguaszc