O estudo científico da doutora em Administração Jessica Rani de Sousa revela, a partir de análises de escolas do Agreste e Sertão Pernambucanos, que regras, recursos, rotinas e cultura, além de espaço autônomo para articulação e tomada de decisão por parte de profissionais implementadores diretos, são fundamentais para os resultados

Professora do IFRN obteve análises sobre a implementação de políticas educacionais pelo, que ela chama de, "olhar de quem lida diretamente com os seus beneficiários finais"
A doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad), do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jessica Rani de Sousa, revela, na tese científica “Implementação de políticas públicas em Educação: uma análise da discricionariedade de docentes e diretores escolares em Pernambuco”, que um melhor ou pior alinhamento entre professores e entre professores e gestores, quanto à concepção e uso de estratégias pedagógicas inovadoras, interfere na disposição para implementação de políticas públicas educativas em Pernambuco.
De acordo o trabalho científico de Jessica, duas Gerências Regionais de Educação (uma localizada no Sertão e outra na região Agreste de Pernambuco) integraram as análises da tese. Ao todo, 25 participantes das Gerências (professores, diretores escolares e outros profissionais integrantes da chamada “burocracia do nível de rua”) responderam às questões científicas propostas durante a pesquisa.
“Ao longo da coleta de dados em campo, registramos variados relatos sobre as iniciativas de premiação e de bonificação por parte da gestão governamental, iniciativas essas que se integraram à rotina das escolas da rede. Para atender aos objetivos específicos de pesquisa, foram realizadas a análise qualitativa documental e a análise temática categorial do conteúdo das entrevistas, além de observação in loco com tomada de notas de campo”, explica.
A doutora em Administração pela UFPE contou com orientação do professor Diogo Henrique Helal e conta que, com a tese científica, constatou que “por trás das premiações e resultados atribuídos a cada unidade escolar, existem elementos resultantes de articulações decisivas, a nível de rua, que não são exibidas diretamente por índices como IDEB e IDEPE”. A partir essas contatações, o trabalho científico traçou relações que há, por exemplo, entre propriedades estruturantes do processo de implementação das políticas públicas educacionais (regras, recursos, rotinas e cultura) e o espaço autônomo para articulação e tomada de decisão (por parte dos profissionais implementadores diretos, como professores e gestores escolares).
“Essa relação é fundamental para a compreensão dos resultados da implementação. Desse modo, é razoável inferir que as trajetórias profissionais e as capacidades decorrentes do conhecimento de formação dos gestores e professores, envolvidos na implementação a nível de rua, são elementos determinantes ao sucesso dessas estratégias e inovações pedagógicas, no caso das escolas com melhores resultados. Com base no framework de análise desenvolvido, foi possível elucidar como a discricionariedade emerge como um componente que merece especial atenção dos policymakers em relação à fase de implementação da política educacional e às práticas repercutidas em escolas de pior ou melhor desempenho da rede”, salienta Jessica.
Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a doutora em Administração pela UFPE diz que estuda a política educacional de Pernambuco desde o curso de mestrado (realizado entre 2015 e 2017 na federal pernambucana) e, com essa bagagem, a tese proporcionou um “olhar de quem lida diretamente com os seus beneficiários finais”. Para ela, isso contribui com o desenvolvimento de análises sobre “a implementação de políticas públicas no nível de rua” – tema que tem sido, conforme diz Jessica, pesquisado nas áreas de Administração Pública em setores não só de educação, mas também de saúde e assistência social.
“A educação, de modo geral, é um exemplo típico de política pública social. Olhar para essa fase do ciclo da política pública educacional do estado, tentando compreender o papel da discricionariedade de profissionais implementadores em um contexto de gestão por resultados, é o ponto crucial da pesquisa. Embora se volte especificamente para a análise da educação, esse debate perpassa diferentes setores de políticas públicas e está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados à sociedade em geral", argumenta.
Jessica aponta também que as trajetórias dos profissionais entrevistados - em conjunto com o conhecimento, normas e brechas nas regras - interferem na concepção que esses profissionais têm do sistema educativo e no modo como modelam o processo de implementação de políticas em si. A doutora em Administração pela UFPE acredita que o estímulo à produção e à divulgação científica dessas perspectivas são importantes “para compreender os principais desafios enfrentados na base”, além de possibilitarem melhorias e comparações entre as situações semelhantes existentes em outros estados brasileiros.
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jessica.rani@ufpe.br