Destaques Destaques

Voltar

Mais de 150 estudantes da rede municipal participaram da COP 30 com Crianças e Adolescentes no Recife Model United Nations

Professores da UFPE participaram do evento

 

A Secretaria de Educação propôs a realização do Primeiro Fórum Social Climático do Recife e da Simulação da Conferência das Partes, a "COP 30 Recife".

No sábado passado (01/11), mais de 150 estudantes da rede municipal participaram da COP 30 com Crianças e Adolescentes. O Recife Model United Nations (Recife MUN), é um evento que simulou as conferências internacionais do clima e mostrou que as novas gerações estão prontas para liderar as transformações que o mundo precisa.

Durante o encontro, realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, as crianças atuaram como verdadeiras negociadoras climáticas, debatendo ideias e propondo soluções para um Recife mais verde e resiliente.

Inspirada no formato da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o modelo estimula o diálogo, o trabalho coletivo e o desenvolvimento de competências essenciais, como argumentação, cooperação, negociação e pensamento crítico.

Convidada, a Universidade Federal de Pernambuco marca presença com um espaço dedicado ao diálogo e à prática. A partir das experiências de seus programas de extensão universitária, a instituição compartilha saberes, promove reflexões e constrói, junto às comunidades, soluções territoriais para o enfrentamento das mudanças climáticas e o fortalecimento da sustentabilidade.

Os professores José Edeson de Melo Siqueira (chefe do DEG/CAC) e Jean-Baptiste Scharffhausen (DEG/CAC) apresentaram duas conferências:

Entre as telas e o território: jogos figitais, consciência climática e educação cidadã
(Inovação social por meio da gamificação e do design interativo, os participantes são desafiados a agir no mundo real enquanto aprendem no ambiente virtual, construindo novas formas de pertencimento, colaboração e consciência ambiental.)
• Prof. José Edeson de Melo Siqueira

Arquitetura viva: o espaço urbano como instrumento de inclusão e sustentabilidade
(O papel do urbanismo social na criação de cidades vivas, inclusivas e sustentáveis, entendendo o espaço urbano como um organismo em transformação propondo uma arquitetura mais humana e regenerativa, comprometida com o bemestar coletivo e o futuro do planeta.)
• Prof. Jean-Baptiste Scharffhausen

Em seguida, houve a apresentação pública do projeto pedagógico e de extensão desenvolvido entre a Prefeitura do Recife e a UFPE: o jogo sério “Recife Resiliente 3D” (desenvolvido no CAC-UFPE, sob coordenação do DEG). Apresentação da iniciativa que utiliza recursos tecnológicos e modelagem tridimensional como ferramentas educativas para compreender os desafios urbanos e estimular comportamentos voltados à sustentabilidade, à inovação e à construção de uma cidade mais resiliente.

 

 
Data da última modificação: 03/11/2025, 18:53