Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE encerra Seminário Internacional do GCUB com sessão plenária e conferência sobre ciência aberta, cooperação universitária e justiça social
Notícias Notícias
UFPE encerra Seminário Internacional do GCUB com sessão plenária e conferência sobre ciência aberta, cooperação universitária e justiça social
O evento é um dos mais relevantes fóruns de discussão sobre internacionalização universitária, inovação e democracia no Ensino Superior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encerrou, na tarde da última sexta-feira (3), as atividades do XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), realizado no Cais do Sertão, no Recife. A programação do último dia teve início às 14h, com a sessão plenária “Ciência Aberta e Cooperação Internacional Universitária: caminhos para a democratização do conhecimento em escala global”, que reuniu especialistas de universidades da Argentina, do Reino Unido e da Nigéria. A sessão foi seguida pela conferência “Universidades e Justiça Social: cooperação internacional para a redução das desigualdades e promoção da equidade global”, proferida pelo secretário-geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU) Flávio Roman, e pela cerimônia oficial de encerramento comandada pelo reitor da UFPE e presidente do GCUB, Alfredo Gomes, ao lado de membros da diretoria e do conselho fiscal do GCUB.
A mesa sobre ciência aberta foi moderada pela professora Cassia Curan Turci, vice-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contou com as participações de Francisco Tamarit, da Universidade de Córdoba (Argentina); Antonio Martínez-Arboleda, da Universidade de Leeds (Reino Unido); e Helen Titilola Olojede, da Universidade Nacional Aberta (Nigéria). O debate destacou a importância de políticas de cooperação e acesso aberto ao conhecimento científico como instrumentos fundamentais para o avanço da educação superior e o enfrentamento das desigualdades globais no campo da pesquisa e da inovação.
Acesse aqui o álbum de fotos do evento, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.
Os palestrantes ressaltaram a necessidade de fortalecer redes universitárias internacionais que promovam a partilha de saberes e o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios comuns, como a inclusão digital, a sustentabilidade e o livre acesso aos resultados científicos. Também foi enfatizado o papel das universidades na construção de um ecossistema acadêmico mais colaborativo, transparente e socialmente comprometido.
Encerrando o evento, a Conferência “Universidades e Justiça Social: cooperação internacional para a redução das desigualdades e promoção da equidade global” foi ministrada por Flávio Roman, advogado-geral da União substituto e secretário-geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU), com moderação da professora Antonella Galindo, vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife (FDR) / Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE. Em sua fala, Roman destacou a centralidade das universidades na promoção de políticas públicas que garantam equidade e justiça social, ressaltando a cooperação internacional como um dos principais vetores de desenvolvimento sustentável e democrático.
Roman também esclareceu que a AGU atua como parceira no apoio à concepção e implementação de programas governamentais, assegurando o suporte jurídico necessário para iniciativas de educação, ciência, cultura e cooperação internacional. Ele também explicou que a AGU garante segurança jurídica para que as universidades possam inovar, buscando cooperação nacional e internacional. “Em particular, na esfera educacional, temos atuado, por exemplo, para garantir segurança jurídica aos gestores na aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). Esse marco regulatório que envolve desde princípios constitucionais até normas infralegais e que é fundamental caso se queira viabilizar parcerias, fomentar a pesquisa e estimular inovação nas instituições”, destacou.
Por fim, a cerimônia de encerramento reuniu, no palco do evento, membros da diretoria e do conselho fiscal do GCUB, que ainda estavam no Recife, coroando quatro dias de intensos debates sobre os rumos da educação superior no cenário global. O reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, agradeceu a presença dos participantes e reafirmou o compromisso da universidade com a internacionalização, a inclusão e o fortalecimento do papel social da educação pública. “A UFPE se orgulha de realizar e ser a anfitriã neste ano, junto com tantos parceiros, de um encontro que reafirma a importância da cooperação entre as universidades como meio de ampliar fronteiras do conhecimento e reduzir desigualdades”, destacou Alfredo Gomes.
O Seminário Internacional e a XVIII Assembleia Geral do GCUB reuniram ao longo da semana lideranças acadêmicas e especialistas de diversos países, consolidando o evento como um dos mais relevantes fóruns de discussão sobre internacionalização universitária, inovação e democracia no Ensino Superior.
* Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE