Notícias Notícias

Voltar

I Colóquio Regional sobre Precocidade, Altas Habilidades/Superdotação da UFPE será promovido nos dias 16 e 17 de setembro

Evento ocorrerá no auditório do Centro de Biociências

A  Liga Acadêmica de Estudos em Precocidade, Altas Habilidades/Superdotação e o Projeto Semear a PAHS, ações de extensão aprovadas pela Pró-Reitora de Extensão (Proext), promovem o I Colóquio Regional sobre Precocidade, Altas Habilidades/Superdotação da UFPE. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, a partir das 18h, no auditório do Centro de Biociências da UFPE. As inscrições serão feitas on-line. 

Com o tema “Conhecer para promover o direito à inclusão Educacional”, serão discutidos a teoria de Joseph Renzulli e sua influência no trabalho com as Altas Habilidades/Superdotação no Brasil, as manifestações de Altas Habilidades/Superdotação nas áreas não acadêmicas, as semelhanças e diferenças entre TEA, TDAH e Altas Habilidades/Superdotação e serão apresentados relatos de vida de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

O evento traz discussões que servirão de subsídios para ajudar a superar os desafios que o processo de inclusão educacional representa para as escolas, professores, familiares e estudantes.

Programação

16/09
Hall e auditório do Centro de Biociências

18h - Recepção dos participantes, Credenciamento, Café com prosa e Apresentação musical: Andrelly Bessony (Voz e violão)
19h - Abertura do Evento
Apresentação artística de estudantes atendidos pelo NAAHS Recife (Clara Araújo - Balé e Raul Lopes – Saxofone)
Composição da mesa, saudação aos presentes e apresentação do tema da noite: AHSD: A teoria e o ser humano
19h30 - Tema 1: Eu Sou Eu! - Relato de vida de estudantes superdotados atendidos pelo NAAHS e a experiência no Programa Super Gênios
Palestrantes: estudantes Bruno Araújo e João Gabriel Severian
20h10 - Tema 1: A teoria de Joseph Renzulli e sua influência no trabalho com as AHSD no Brasil
Palestrante: psicólogas e educadoras Thiane Araújo e Andrea Schettini

17/09
Hall e auditório do Centro de Biociências

18h - Recepção dos participantes, Credenciamento, Café com prosa e Apresentação musical: Andrelly Bessony (Voz e violão)
19h - Abertura do Evento
Composição da mesa, saudação aos presentes e apresentação do tema da noite: AHSD criativo produtivas // Dupla excepcionalidade - O indivíduo plural no espaço escolar
19h20h - Tema 1: Quando a AHSD não é acadêmica?  Os múltiplos potenciais escondidos
Palestrante: professor Francisco Alexandrino
20h  - Tema 2: TEA, TDAH ou AHSD? Características de cada condição
Palestrante: professora Rafaella Asfora

Data da última modificação: 05/09/2025, 18:04