Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Estudo do HC sobre a avaliação de pacientes com espondiloartrite axial é premiado em Congresso Brasileiro
Notícias Notícias
Estudo do HC sobre a avaliação de pacientes com espondiloartrite axial é premiado em Congresso Brasileiro
Pesquisa reforça a importância da avaliação de mecanismos não inflamatórios de dor e do sono para um manejo mais abrangente e centrado
Um estudo científico desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFPE que reforça a importância da avaliação de mecanismos não inflamatórios de dor e da qualidade do sono para um manejo mais abrangente e centrado em pacientes com espondiloartrite axial foi premiado com o segundo lugar no 18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em outubro. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Essa linha de pesquisa ajuda a enxergar o paciente de forma mais integral, considerando não apenas a inflamação, mas também fatores neurobiológicos e psicossociais que influenciam o sofrimento. Receber esse reconhecimento em um congresso nacional reforça a relevância do tema e o compromisso do nosso grupo em produzir ciência que tenha impacto direto na prática clínica e na qualidade de vida das pessoas”, explica a médica clínica do HC, Jennifer Lopes, autora do estudo, ao lado de Nathaly Andrade, Aline Ranzolin, Nara Gualberto e Claudia Marques.
O trabalho intitulado “Além da Inflamação: Sensibilização Central, Catastrofização da Dor e Distúrbios do Sono como Determinantes de Desfechos Clínicos na Espondiloartrite Axial” avaliou 150 pacientes do ambulatório de reumatologia do HC.
A espondiloartrite axial é uma doença inflamatória crônica autoimune que afeta principalmente a coluna e pode causar dor persistente, rigidez e limitação funcional. “Esses sintomas, quando mantidos por longos períodos, têm grande impacto físico, emocional e social. Melhorar a qualidade de vida desses pacientes exige uma abordagem multidimensional que associe o controle da inflamação com o manejo adequado da dor, incentivo à atividade física, suporte psicológico e estratégias de educação em saúde. É um cuidado contínuo e integrado, voltado não apenas à doença, mas à pessoa como um todo”, comenta Jennifer Lopes.
A equipe de pesquisadoras do HC analisou a associação entre sensibilização central (quando o sistema nervoso central se torna hipersensível, processando sinais de dor de forma exagerada e mantendo a sensação mesmo após a lesão inicial ter sido resolvida), catastrofização da dor (o processo cognitivo de amplificar negativamente a dor real ou antecipada) e distúrbios do sono com desfechos clínicos em pacientes com espondiloartrite axial, incluindo atividade de doença, funcionalidade e qualidade de vida.
“Estudar a sensibilização central na espondiloartrite axial é fundamental porque amplia a nossa compreensão sobre os mecanismos que contribuem para a dor crônica e para a carga de doença desses pacientes”, finaliza Jennifer Lopes.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.