- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Pesquisa internacional com participação de doutoranda da UFPE investiga violência contra mulheres
Notícias Notícias
Pesquisa internacional com participação de doutoranda da UFPE investiga violência contra mulheres
O questionário está disponível em português
A doutoranda Bárbara Fernanda Cunha de Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conduz a pesquisa internacional “Make Yourself Heard!” (Faça Sua Voz Ser Ouvida!), que busca compreender experiências de violência contra mulheres e inspirar ações concretas de enfrentamento. O estudo é realizado em parceria com o Center for Interdisciplinary Studies in Economics, Psychology and Social Sciences (Ciseps), da Università degli Studi di Milano-Bicocca, na Itália, e está com o questionário disponível on-line, em português, no link. Mulheres (cis ou trans) podem contribuir com o estudo.
A pesquisa é uma iniciativa conjunta entre o Brasil e a Itália, com apoio da Capes, e tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a violência de gênero, além de fortalecer políticas públicas e estratégias de prevenção. O questionário é anônimo e confidencial, voltado a pessoas maiores de 18 anos que se identificam como mulheres (cis ou trans). O tempo médio de resposta é de aproximadamente dez minutos, e todas as informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins acadêmicos.
No Brasil, a pesquisa é supervisionada pelo professor Antonio Roazzi, da UFPE. Na Itália, a orientação é conduzida pela professora Lucia Dalla Pellegrina e pela doutora Veronica Cucchiarini, ambas vinculadas ao Departamento de Economia, Métodos Quantitativos e Estratégias de Empresa da Università degli Studi di Milano-Bicocca.
Vídeos Vídeos
-
33º Congresso Unificado de Iniciação Científica
Congresso reúne 1600 estudantes para expor pesquisas e inovações.
-
Expo UFPE 2025
Feira ajuda estudantes de ensino médio a escolherem sua graduação.
-
UFPE sedia Assembleia Geral e Seminário Internacional do GCUB
XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.
-
UFPE realiza décima edição do Enexc
-
Estação de Tratamento de Água da UFPE
A estação gera economia anual de R$ 6 milhões.
Fale com a Ascom
Fale com a Ascom
Comunidade Acadêmica
Professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFPE que desejam divulgar pesquisas, eventos e outras atividades referentes à Universidade podem enviar mensagem para ascom@ufpe.br. A Ascom fará a divulgação nos seus próprios meios de comunicação e/ou enviará como sugestão de pauta para a imprensa.
Outros
A Assessoria de Comunicação Social da UFPE faz a mediação entre a imprensa e a comunidade acadêmica, no atendimento a pedidos de informação ou indicação de professores ou pesquisadores para entrevista.
Após a solicitação do jornalista, a equipe da Ascom entra em contato com o professor indicado ou identifica quem pode conceder entrevista e retorna para o jornalista, informando telefones e e-mail para o contato.
Outras informações, dúvidas e sugestões, envie mensagem ou entre em contato.
(81) 2126.8025
(81) 2126.8024
(81) 2126.8652 / 2126.3199
WhatsApp: (81) 99452.6537 - exclusivamente para atendimento à imprensa
E-mail:: ascom@ufpe.br
Horário: de 8 às 18 horas - de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Endereço:
Av. Professor Moraes Rego, 1235, Reitoria, sala 268
Cidade Universitária. Recife - PE
CEP: 50.670-901
Boletim de Notícias
Boletim de Notícias
Cadastre-se para receber o Boletim da Agência de Notícias com as novidades divulgadas pela Assessoria de Comunicação da UFPE.
Envie mensagem para ascom@ufpe.br com as seguintes informações:
- Nome *
- E-mail *
Opção de Boletim *: (informe a que categoria você pertence)
- Aluno de graduação presencial ou EAD/UFPE
- Aluno de pós-graduação/UFPE
- Professor/UFPE
- Técnico administrativo/UFPE
- Jornalista
- Outros - comunidade externa
Fotos
Fotos
Fotografias de eventos da UFPE estão disponíveis nas contas no Flickr:
Youtube
Youtube
Este é o canal oficial da Assessoria de Comunicação da UFPE (Ascom). Aqui, são exibidos vídeos realizados pela Ascom ou por outros setores ligados à comunicação da Administração Central da UFPE.