- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)/
- Notícias/
- Propesqi lança Relatório de Pesquisa 2019-2024 da UFPE
Navegação Navegação
- A Pró-Reitoria
- Notícias
- Editais
- Editais Externos
- Pesquisa
- Diretoria de Inovação (DINE)
- Iniciação Científica - UFPE
- Iniciação Científica - Dúvidas Frequentes
- Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs)
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
- Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
- CAF - Coordenação Administrativo-Financeira
- INCTs
- Lócus de inovação UFPE
- Grupos de Pesquisa
- Produção de Pesquisa
- Registro de Laboratórios
- Legislacão
- SISGEN
- Padronização de afiliação da UFPE
- Informações Gerenciais
Notícias Notícias
Propesqi lança Relatório de Pesquisa 2019-2024 da UFPE
A análise da produção intelectual dos docentes da UFPE permite identificar tendências, padrões e áreas de concentração de pesquisa no âmbito da universidade
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), por meio de sua Diretoria de Pesquisa, apresenta o Relatório de Pesquisa da UFPE para o período de 2019 a 2024. O material compila os dados referentes à produção científica e tecnológica dos docentes vinculados à UFPE no período, trazendo ainda informações sobre os bolsistas de produtividade CNPq na instituição e indicadores bibliométricos. Os dados foram coletados da Plataforma Lattes, do SciVal da Scopus e dos setores de gestão de pessoas e dados da UFPE. O relatório está disponível para consulta na página da Propesqi.
O relatório apresenta os dados para a instituição como um todo, mas também apresenta recortes da produção por centro acadêmico, por idade e tempo de serviço dos docentes e participação em programas de pós-graduação, servindo de fonte para análise pelos gestores da instituição e auxiliando na identificação de oportunidades e na definição de estratégias para o crescimento na pesquisa.
Ele indica, por exemplo, que a maior parte (60,9%) da produção científica da UFPE em periódicos concentra-se no estrato A, com destaque para os estratos A1 e A2, que correspondem a 18,2% e 17,6% das publicações, respectivamente, evidenciando o elevado prestígio e impacto das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da UFPE. Essa produção distribui-se entre diversas faixas etárias, com maior concentração entre docentes de 40 a 60 anos, que produziram aproximadamente 66,7% do total.
A análise da produção intelectual dos docentes da UFPE permite identificar tendências, padrões e áreas de concentração de pesquisa no âmbito da universidade, evidenciando a diversidade e o grau de especialização das atividades científicas desenvolvidas.