Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE lança inscrição de candidaturas à Condecoração Paulo Freire

O reconhecimento consiste em um diploma e medalha, podendo contemplar até oito indicações

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou, sexta-feira (19), o edital de chamada pública para a submissão de candidaturas à Condecoração Paulo Freire, distinção honorífica instituída pela Resolução nº 02/2021 do Conselho Universitário (Consuni). A abertura do edital ocorreu em uma data de forte simbolismo: o dia de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 15 de outubro, quando se celebra o Dia do Professor, reforçando a homenagem àqueles que dedicam a vida à educação.

A Condecoração Paulo Freire será conferida a pessoas físicas, entidades, movimentos sociais e instituições que tenham prestado relevantes serviços ou produzido obras significativas nos campos da educação, ciência, tecnologia e cultura, em consonância com os valores democráticos e de emancipação humana defendidos pelo educador pernambucano. O reconhecimento consiste em um diploma e medalha, podendo contemplar até oito indicações aprovadas pelo Consuni.

Poderão concorrer à honraria entidades, organizações ou instituições educativas; movimentos sociais; educadores; pesquisadores; formuladores e gestores de políticas educacionais. As candidaturas deverão ser apresentadas por meio de autuação de processo administrativo no Protocolo Geral da Reitoria ou pelo e-mail protocolo@ufpe.br, devidamente chanceladas pelas instâncias dirigentes das organizações proponentes.

A documentação exigida inclui requerimento ao reitor, extrato de ata da reunião que aprovou a candidatura (no caso de unidades acadêmicas da Universidade), exposição de motivos, currículo resumido ou Lattes, além de comprovações das atividades desenvolvidas. As propostas serão analisadas por uma comissão (ad hoc) composta por cinco membros da UFPE, designados pelo reitor, que elaborará relatório com até oito candidaturas recomendadas. A decisão final caberá ao Conselho Universitário, em reunião subsequente.

Os nomes escolhidos terão suas trajetórias registradas em assentamentos oficiais da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores da UFPE, e a lista de agraciados será publicada no Boletim Oficial da instituição, bem como divulgada em seus canais de comunicação.

A Condecoração Paulo Freire representa, para a UFPE, não apenas a valorização de práticas transformadoras em educação e cultura, mas também um gesto de memória e reverência ao educador pernambucano que se tornou referência mundial. O edital completo pode ser consultado no Boletim Oficial nº 169, de 19 de setembro de 2025.

A Condecoração Paulo Freire foi instituída no ano de 2021 pela UFPE, por meio do Conselho Universitário (Consuni), como uma honraria para homenagear pessoas e instituições que se destacam em ações educacionais alinhadas aos princípios do patrono da Educação Brasileira. As primeiras condecorações foram entregues ainda em 2021, ano em que foi comemorado o centenário de Paulo Freire.

Fecha de la última modificación: 22/09/2025, 16:40