Roda de Conversa
- UFPE/
- Institutional/
- Dean Offices/
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe)/
- Fluir com a Vida/
- Roda de Conversa/
- Noticias/
- UFPE fortalece cooperação científica com a França em celebração aos 200 anos de laços bilaterais
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE fortalece cooperação científica com a França em celebração aos 200 anos de laços bilaterais
Docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo participam de missão científica e coordenam eventos sobre habitat e cidades
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), marcou presença na abertura da Temporada França-Brasil 2025, realizada no dia 26 de agosto, na Caixa Cultural Recife. O evento, promovido pela Embaixada da França e Consulado Francês, contou com a participação do cônsul da França, Serge Gas, do adido de Cooperação e Cultura do Consulado Francês no Recife, Sébastien Dahyot, de representantes do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, de coletivos brasileiros e franceses, além de professores do DAU-UFPE, que coordenam projetos acadêmico-culturais integrados às comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
As atividades da UFPE inserem-se em um conjunto de ações acadêmicas e culturais que consolidam a cooperação entre instituições brasileiras e francesas. Em maio, docentes do DAU/UFPE realizaram uma missão científica em Bordeaux, na École Nationale Supérieure d’Architecture et de Paysage de Bordeaux (ENSAPBx), com apoio do Consulado da França em Recife e da própria Universidade. A visita envolveu encontros com professores da ENSAPBx e técnicos da Agence d’Urbanisme Bordeaux Métropole Aquitaine (a’urba), órgão público francês responsável por estudos e planejamento urbano da Metrópole de Bordeaux e da região da Aquitânia, na França, além de debates com pesquisadores locais. Essa experiência resultou na proposta de um convênio permanente de cooperação científica entre as instituições, com abrangência em ensino, pesquisa e extensão.
O processo de aproximação entre o DAU e a ENSAPBx teve início em 2023, quando Recife sediou um workshop voltado às temáticas de habitat e cidade, com participação de estudantes de graduação e pós-graduação. A atividade promoveu intensos debates sobre requalificação, habitabilidade e sustentabilidade urbana, além de consolidar parcerias acadêmicas que se expandiram nos anos seguintes.
Entre as próximas iniciativas conjuntas está o Workshop Internacional 2025, coordenado pelos professores Pascal Machado, Enio Laprovitera, Zeca Brandão, Dayse Luckwu e Joelmir Marques, do DAU, e que será realizado no final de outubro, além de outro evento, ambos durante o festival Rec’n’Play. O workshop contará com a presença de docentes e estudantes franceses e brasileiros e terá como tema “Um futuro sustentável e equitativo para o Centro do Recife: habitat, cidade e arquitetura”, propondo intervenções no patrimônio ocioso e abandonado do centro histórico da cidade. A programação inclui ainda um seminário com arquitetos e urbanistas do Brasil e da França, reunindo especialistas de renome internacional. Os eventos celebram também os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU/MDU) da UFPE.
Na ocasião do workshop, será assinado um acordo de cooperação acadêmica de longa duração entre a UFPE e a ENSAPBx. O documento formalizará intercâmbios de estudantes e docentes, projetos de pesquisa conjuntos e trocas pedagógicas entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo das duas instituições. O projeto recebeu o selo oficial da Temporada França-Brasil 2025, atribuído pelas comissões organizadoras francesa e brasileira.
A iniciativa conta com parcerias institucionais do PPGDU/MDU/UFPE, do Consulado da França em Recife, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), do Gabinete do Centro do Recife - Recentro, do Porto Digital, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE), fortalecendo o compromisso da Universidade com a internacionalização, a inovação acadêmica e a valorização do patrimônio urbano.