- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria de Extensão (Proext)/
- Notícias da Proext/
- UFPE na Fliporto 2025
Notícias Notícias
UFPE na Fliporto 2025

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) completa 20 anos em 2025 e ocupa, nesta edição, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com o tema “Literatura, tecnologia, sustentabilidade, interfaces e diálogos”, o festival acontece de 13 a 16 de novembro, reunindo leitoras e leitores, autoras e autores, intelectuais e artistas em uma programação que inclui mesas-painel, debates, espetáculos e ações culturais.
A Universidade Federal de Pernambuco participa desta edição por meio do Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura, que estará presente na Galeria Janete Costa com exposição, roda de conversa e estande. A exposição coletiva intitulada “Vozes: Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura” ficará em cartaz de 13 a 16 de novembro, com visitação diária das 13h às 21h. A mostra recupera a trajetória de 21 anos do grupo e evidencia sua importância para a produção em gravura em Pernambuco, apresentando obras que representam etapas distintas do seu histórico.
No dia 15 de novembro, às 14h, acontecerá a roda de conversa “Buscamos Vozes da Guaianases”, com mediação de Luciana Borre e Emanuelle Veloso. O encontro tem por objetivo ouvir e registrar narrativas e memórias relacionadas à Oficina, fortalecendo o diálogo extensionista entre a pesquisa, o ensino, a prática artística e os outros setores da sociedade/comunidade.
O estande, com curadoria de Luciana Borre, contará com obras representativas de cada fase da Guaianases, além de mediação cultural realizada por monitores preparados para contextualizar a história da oficina. O público poderá manusear uma pasta com obras selecionadas e acessar materiais educativos e de pesquisa para aprofundamento.
A participação da UFPE na Fliporto reforça a presença extensionista da universidade em espaços culturais e públicos, aproximando a comunidade acadêmica dos diversos setores da sociedade. Ao integrar literatura, artes visuais e memória institucional, a ação evidencia a potência das práticas artísticas coletivas e seu papel na formação e circulação de saberes.
Mais informações sobre programação e horários consulte o perfil da @fliportoarteoficial