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CECINE: 60 anos aproximando ciência, educação e sociedade
A necessidade urgente de aperfeiçoar o ensino básico no Brasil e, em particular, de fortalecer o estudo efetivo de ciências que estimule o raciocínio lógico e a curiosidade, favorecendo a formação de indivíduos aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e despertando neles o desejo de expandir seus conhecimentos, ganha materialidade em iniciativas que aproximam a escola do universo científico e tecnológico. Nesse cenário, a Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista (CECINE) surge como espaço privilegiado de inovação pedagógica e formação crítica, desempenhando, ao longo de seis décadas, uma conduta fundamental na construção de uma educação mais inclusiva, investigativa e socialmente transformadora.
Em 2025, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra um marco importante em sua história: os 60 anos da CECINE. Criada em 1965, a instituição nasceu com o compromisso de resgatar a dívida social no estado, contribuindo para a qualificação de professores da Educação Básica, sobretudo da rede pública. Em um contexto de expansão e da necessidade de consolidar a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia, a unidade, ao longo de sua trajetória, destacou-se como um órgão de atividades extensionistas, reafirmando seu compromisso de articular a universidade aos diversos setores da sociedade, por meio de ações de impacto social e educacional.
O atual coordenador da CECINE, Sérgio Matias da Silva, elucida que o setor não apenas promove a difusão da ciência, mas também articula práticas pedagógicas inovadoras, valoriza saberes diversos e contribui para a formação de estudantes críticos e engajados: “Olhando para essas seis décadas, vemos uma trajetória marcada pela ousadia de democratizar o acesso ao conhecimento científico em um país historicamente desigual. O balanço é, portanto, de resistência e inovação: a CECINE foi capaz de atravessar diferentes conjunturas políticas e educacionais, reinventando-se, sem nunca perder de vista sua vocação extensionista e socialmente comprometida”.
(Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista, 2025)
Logo da Cecine
A CECINE, segundo Sérgio, entende que ciência só cumpre seu papel social quando é acessível. Por isso, suas ações priorizam escolas da rede pública, espaços populares e comunidades periféricas. O trabalho de popularização científica é pensado para aproximar crianças, jovens e educadores de práticas investigativas que os coloquem como sujeitos ativos na construção do conhecimento. E os impactos podem ser sentidos em diferentes frentes: para os professores, há a oferta de espaços de produção continuada que ampliam horizontes pedagógicos e metodológicos; para os estudantes da educação básica, as oficinas, feiras e projetos despertam vocações científicas e criam novas perspectivas de futuro; já para os universitários, a CECINE funciona como um campo vivo de aprendizagem prática, onde teoria e realidade se encontram.
Assim, com o objetivo de promover a absorção de conceitos de forma prática e dinâmica, a CECINE desenvolve projetos para estudantes de escolas públicas, como as Oficinas Científicas, que buscam ampliar o contato dos jovens com atividades experimentais, ofertadas de modo escalonado em seus laboratórios. Esses espaços abrangem as áreas de Química, Física, Biologia, Matemática, Geociências e ainda o laboratório Maker, que acolhe projetos do Departamento de Expressão Gráfica. São administrados por monitores — estudantes da UFPE — que desempenham papel essencial tanto no acolhimento dos visitantes quanto no processo de aprendizado e formação acadêmica, sempre orientados por docentes de seus respectivos cursos.
Conforme detalha Sérgio, as Oficinas se estruturam em metodologias participativas e investigativas, colocando o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. O resultado mais visível é o encantamento: alunos que passam a olhar a ciência não como algo distante e inacessível, mas como parte do seu cotidiano. Muitos relatam que essas experiências foram decisivas para suas escolhas acadêmicas e profissionais. Eles aprendem, na prática, que ciência e educação não se fazem de forma neutra ou distante, vivenciando a complexidade de realidades sociais diversas, aprendem a dialogar com públicos distintos e desenvolvem competências que vão além da sala de aula. É um processo formativo integral, que os prepara para atuar com responsabilidade social em suas áreas de conhecimento.
Entre outras iniciativas, deve-se destacar o programa CECINE pelas Cidades, que traz propostas de intervenções extensionistas a partir dos projetos parceiros da Coordenação, tecendo o fortalecimento do diálogo entre a instituição universitária e os diversos setores da sociedade, promovendo, principalmente, a democratização do acesso ao conhecimento científico. Sérgio esclarece que a iniciativa materializa um dos princípios mais fundamentais da extensão universitária: sair dos muros da universidade, ir ao encontro dos diferentes segmentos sociais e construir conhecimento em diálogo. Ele ressalta: “Ao ocupar as escolas públicas de educação básica, sobretudo em cidades mais distantes do campus da UFPE, o programa não apenas promove a popularização da ciência, mas também proporciona aos nossos discentes o contato direto com diferentes contextos pedagógicos e socioculturais. Esses encontros criam desafios concretos que exigem dos estudantes universitários sensibilidade, criatividade e compromisso para atuar na realidade viva das comunidades”.
A Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista também desenvolve, no âmbito de suas ações, programas para professores com o intuito de melhorar a qualidade do ensino. Dentre essas iniciativas, as Semanas Temáticas propõem difundir e democratizar a ciência por meio da discussão de temáticas diversas com os docentes, estudantes e público geral. Por sua vez, os encontros Refletindo sobre Ciências na Prática Educativa possibilitam conversas entre profissionais da educação do Ensino Básico, graduandos e pós-graduandos da área de Ensino de Ciências, com o objetivo de debater práticas pedagógicas sob uma perspectiva de formação reflexiva.
(Pró-Reitoria de Extensão, 2025)
Laboratório de Biologia
Celebrando essa trajetória, o 10° Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (Enexc) trouxe como tema: “60 anos da CECINE: onde os saberes transformam o viver”. O evento ocorreu durante os dias 16 a 18 de setembro, de forma presencial, nos espaços do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Biociências (CB), da Superintendência de Cultura (Supercult) e da própria CECINE, reunindo a comunidade acadêmica em atividades de debate, oficinas e apresentações culturais. Na palestra de abertura, o professor Ascendino Flávio Dias e Silva, ex-coordenador da CECINE, destacou o papel histórico da Coordenação na construção de uma universidade extensionista, empenhada em consolidar o elo entre ciência e sociedade. Mais do que uma comemoração, o Enexc se mostrou um espaço simbólico de celebração e reflexão sobre a democratização do conhecimento e formação crítica.
(Pró-Reitoria de Extensão, 2025)
Fala do Prof. Ascendino Flávio Dias e Silva, ex-coordenador da CECINE, no 10º Enexc
Ao ser questionado sobre o futuro da Coordenação, o coordenador Sérgio destaca a necessidade de fortalecer a interdisciplinaridade, investir em tecnologias educacionais inclusivas e ampliar o diálogo com as agendas socioambientais globais. A ideia é continuar sendo um espaço de inovação pedagógica e de compromisso social, sem perder a essência da educação popular e crítica que marcou sua trajetória. Em uma mensagem para a comunidade acadêmica de celebração aos 60 anos da CECINE, Sérgio comunica: “Celebramos uma história de 60 anos que honra a educação, a ciência e a extensão. Mas também reafirmamos que o futuro depende da nossa capacidade coletiva de resistir a retrocessos, de reinventar práticas e de seguir acreditando que a ciência e a educação transformam vidas. A CECINE é de todos que acreditam que conhecimento e justiça social caminham juntos”.
Ao longo de seis décadas de atuação, a CECINE tem reafirmado sua missão de articular a UFPE com a sociedade, dedicando-se a promover a divulgação científica, a inovação e o acesso ao conhecimento. Seu objetivo é fortalecer o ensino de ciências e tecnologias como direito de todos, contribuindo para uma educação pública crítica, reflexiva e conectada aos desafios contemporâneos.
Para saber mais:
Instagram da Cecine: @cecine.ufpe