edital 2013

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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Centro de Ciencias da Saude
Programa de Pós-Graduação em Odontologia- Cursos de Mestrado e Doutorado
(Aprovado em reunião do Colegiado, em maio 2012)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em ODONTOLOGIA torna público o presente Edital, no Boletim Oficial da UFPE e através doendereço eletrônico http://www.propesq.ufpe.br/, as normas  do      Processo
Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2013 ao corpo discente ao  Programa de Pós-Graduação e ODONTOLOGIA , Cursos de Mestrado e   Doutorado:

1 – Inscrição:
1.1 – Para o Curso de Mestrado exige-se graduação na área do Programa em Odontologia, para o Curso de Doutorado, mestrado na área do Programa de Odontologia, realizados em instituições reconhecidas pela
CAPES(a inclusão ou não de áreas afins fica a critério do Programa).
1.2 A critério do programa, poderão se inscrever para o doutorado candidatos sem a titulação de mestre, respeitada a Resolução 10/2008 do  CCEPE.
1.3 – A inscrição se realizará na Secretaria da Pós-Graduação em  Odontologia , situada no Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial entre os dias 01 a 31 de outubro de 2012, entre 08:00 e 12:00 e entre
14:00 e 17:00, pessoalmente ou através de procurador, mediante aapresentação de instrumento de mandato.
1.4 – A inscrição poderá ser realizada por correspondência (via SEDEX),desde que postada até a data de encerramento das inscrições e recebida pelo Programa em até 3 dias da mesma data, não se responsabilizando o Programa por eventuais atrasos na entrega postal.
1.5 – As inscrições por correspondência serão verificadas quando do seu recebimento pela Comissão de Seleção e Admissão no que se refere ao cumprimento dos requisitos para a sua aceitação, conforme item 2.
1.6 – São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.
2 – Documentação para a inscrição:
2.1 – Documentação exigível para a inscrição no Mestrado e no Doutorado:
a) Ficha de Inscrição preenchida, na forma do Anexo I;
b) cópias autenticadas de CI, CPF, Título de Eleitor e comprovação da última votação, ou passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
c) 01 (uma) foto 3 x 4, recente;
d) comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 11,00 (onze reais),conforme boleto (Anexo II), podendo ser efetivado através do endereço eletrônico www.stn.fazenda.gov.br, se exigível;
e) Curriculum Vitae , no modelo currículo LATTES.
2.2 – Além dos documentos indicados em 2.1, os candidatos ao Curso deMestrado deverão instruir a ficha de inscrição com:
a) Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação;
b) Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação.
2.3 – Além dos documentos indicados em 2.1, os candidatos ao Curso de
Doutorado deverão instruir o requerimento de inscrição com:
a) Pré ou Projeto de pesquisa, em 03 cópias; e
b) Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Mestrado;
c) Cópia do histórico escolar dos Cursos de Graduação e Mestrado.
2.4 – Os diplomas dos Cursos de Graduação e de Mestrado obtidos no
estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira
(no ato da matrícula).
2.5 – Admitir-se-á inscrição condicionada à seleção de Mestrado de concluintes de Curso de Graduação, e à seleção de Doutorado, de concluintes de Curso de Mestrado, condicionada a matrícula à classificação
e à conclusão da Graduação ou do Mestrado, até a data de realização da matrícula.
3 - Exame de Seleção e Admissão. O Concurso será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formada por 03 membros.

3.1 – A Seleção para o Mestrado constará de: Etapas do concurso ao Mestrado em Odontologia
Datas Horários
Inscrições 1 a 31/10/2012 8:00 às 17:00
Etapa 1 – prova de conhecimento 19/11/2012 9:00 às 11:00
Resultado        20/11/2012             17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 21/11/2012 a 23/11/2012
8:00 às 17:00
Etapa 2 – prova de Idioma     26/11/2012          9:00 às 12:00h
Resultado 27/11/2012 17:00h
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 28/11/2012 a   30/11/2012    08:00 às 17:00


Etapa 3 – avaliação de currículo
(Currículo Lattes) - com a presença dos  candidatos  03/12/2012 a  05/12-2012   08:00 às 17:00


Resultado 05/12/2012 17:30h
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 06/12-2012 a
10/12/2012
08:00 às 17:30
Resultado final 14/12/2012 17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 17/12/2012 a
19/12/2012
08:00 à 17:00
Matrícula 03/2013
conforme
calendário do
Sig@Pós
08:00 às 17:00
Início das aulas 03/2013
conforme
calendário do
Sig@Pós
09:00
3.1.1 – Prova de Conhecimento: A prova de conhecimento, que é
eliminatória, com peso 4, terá duração de 03 horas, sendo vedada a
consulta a qualquer material bibliográfico e a utilização de aparelhos de
comunicação.Estará apto para a etapa seguinte o candidato que obtiver
(70%) da prova com maior número de acertos. São critérios para prova de
conhecimento:
Clareza e propriedade no uso da linguagem (25%);
Domínio dos conteúdos, evidenciando a compreensão dos temas abordados
(25%);
Domínio e precisão no uso de conceitos e ferramentas analíticas (25%);
Coerência no desenvolvimento das ideias e capacidade argumentativa
(25%).
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(Aprovado em reunião do Colegiado, em maio 2012)
3.1.1.1 – A prova versará sobre o programa constante do Anexo III.
3.1.2. - Prova de Idioma: A prova de idioma (Inglês), que é eliminatória,
com peso 3. Objetiva avaliar a capacidade de compreensão de textos em
língua inglesa e terá duração de 03 horas, sendo vedada a consulta a
dicionário e a utilização de aparelhos de comunicação.
3.1.2.1 – A prova de idioma constará da interpretação de textos.
3.1.2.2 – São critérios para avaliação da prova de idioma:
a) Demonstração de capacidade de compreensão de texto e síntese (50%).
b) Correta utilização da terminologia técnica (50%).
3.1.3 – Avaliação do Currículo Vitae.
3.1.3.1 – A avaliação do Currículo, com peso 3, de caráter eliminatório.
3.1.3.2 – Na avaliação do Currículo Vitae será obedecida à seguinte tabela
de pontuação:
1. TITULAÇÃO (Peso 1)
Atividades Pontuação
Média do Histórico Escolar
Aperfeiçoamento ou atualização 5 / curso
Curso de Especialização na área do Programa ou em áreas
afins
30 / curso
Residência na área do Programa ou em áreas afins 40 / curso
Mestrado Profissionalizante na área do Programa ou em áreas
afins
80 / curso
Mestrado Acadêmico na área do Programa ou em áreas afins 100 / curso
2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (Peso 1)
Atividades Pontuação
Docência em ensino fundamental 5 / semestre
Docência em ensino médio 10 / semestre
Docência em ensino superior (graduação) 15 / semestre
Docência em pós-graduação na área do Programa ou em áreas
afins
20 / semestre
Atividade profissional na área do Programa ou em áreas afins
(atividade clínica e/ou laboratorial pública ou privada) 5 / ano
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Estágio supervisionado (mínimo 75 horas) 5 / estágio
Aprovação em concurso público 10 / aprovação
Outras atividades (técnico em pesquisa, assistente de
laboratório, etc.)
5 / ano
3. ATIVIDADES DE PESQUISA (Peso 3)
Atividades Pontuação
Participação em projetos de pesquisa aprovado por órgãos de
fomento (máximo 3)
5 / projeto
PIBIC 30 / projeto
4. PRODUÇÃO ACADÊMICA (Peso 3)
Trabalho produzido Pontuação
Apresentação em congressos nacionais (painel) 2 /
apresentação
Apresentação em congressos nacionais (oral) 4 /
apresentação
Apresentação em congressos internacionais (painel e oral) 6 /
apresentação
Publicação de trabalhos resumidos em anais de congressos
nacionais
5 / publicação
Publicação de trabalhos resumidos em anais de congressos
internacionais 10 / publicação
Publicação de trabalhos completos em anais de congressos
nacionais
10 / publicação
Publicação de trabalhos completos em anais de congressos
internacionais
15 / publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
A1
100 /
publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
A2
85 / publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
B1
70 / publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
B2
55 / publicação
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(Aprovado em reunião do Colegiado, em maio 2012)
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
B3
40 / publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
B4
15 / publicação
Publicação ou aceite de trabalhos completos em periódicos
B5
5 / publicação
Publicação de capítulo de livro 30 / capítulo
Publicação de livro 50 / livro
Prêmio científico (congresso, láurea) 5 / prêmio
Membro de corpo editorial em periódico nacional 10 / periódico
Membro de corpo editorial em periódico internacional 20 / periódico
Revisor de periódico nacional 5 / periódico
Revisor de periódico internacional 10 / periódico
Orientação concluída de TCC de graduação 3 / orientação
Orientação concluída de monografia de especialização 3 / orientação
5. ATIVIDADES DE EXTENSÃO (Peso 2)
Trabalho produzido Pontuação
Participação em congressos e simpósios 0,5 / atividade
Participação em cursos de curta duração 0,5 / curso
Conclusão de curso de Atualização 3 / curso
Conclusão de curso de Aperfeiçoamento (mínimo 180 horas) 5 / curso
Monitoria de disciplina 5 / semestre
Curso de curta duração ministrado 3 / curso
Participação em bancas examinadoras de trabalhos de
conclusão de curso de graduação e especialização 2 / banca
Comissão organizadora de eventos científicos 3 / evento
Coordenação em projeto registrado de extensão 10 / projeto
Participação em projeto registrado de extensão 5 / semestre
3.2 – A seleção para o Doutorado constará de:
Etapas do concurso ao Doutorado em
Odontologia
Datas Horários
Inscrições e entrega do pré-projeto 1 a 31/10/2012 8:00 às 17:00
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(Aprovado em reunião do Colegiado, em maio 2012)
Etapa 1 – Análise do currículo LATTES 19/11/2012 8:00 às 12:00
14:00 às 17:00
Resultado 20/11/2012 17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 21/11/2012 a
23/11/2012
8:00 às 17:00
Etapa 2 – prova de idioma 26/11/2012 9:00 às 12:00
Resultado 27/11/2012 17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 28/11/2012 a
30/11/2012
8:00 às 17:00
Etapa 3– defesa do pré-projeto 3/12/2012 8:00 às 17:00
Resultado 4/12/2012 17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 5/12/2012 a
07/12/2012
8:00 `s 17:00
Resultado final 14/12/202 17:00
Prazo recursal (intervalo de 3 dias úteis) 17/12/2012 a 19/12/2012    8:00 às 12;00
Matrícula 03/2013 conforme calendário do Sig@Pós  08:00 às 17:00h
Início das aulas 03/2013 conforme calendário do Sig@Pós 9:00
3.2.1. – Prova de Idioma: A prova de idioma (Inglês), que éeliminatória,com peso 3objetiva avaliar a capacidade de compreensão de textos em língua inglesa e terá duração de 03 horas, sendo vedada a consulta a dicionário e a utilização de aparelhos de comunicação.
3.2.1.1 – A prova de idioma constará da interpretação de textos.
3.2.1.2 – São critérios para avaliação da prova de idioma:
a) Demonstração de capacidade de compreensão de texto e síntese (50%).
b) Correta utilização da terminologia técnica (50%).
3.2.2. –Pré-projeto:
3.2.2.1 – A Defesa do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório,possui peso 4 e deverá ser realizada em até 30 minutos.
3.2.2.2 – São critérios para a análise e defesa do pré-projeto:
a) Adequação à linha de pesquisa do programa escolhida pelo candidato,(15%);
b)Pertinência da bibliografia quanto ao objeto, justificativa e problematização (15%);
c) Contextualização teórico-metodológica dos tópicos envolvidos (15%);
d) Redação, demonstração de capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência (15%);
e) Consistência da pesquisa proposta, demonstração de conhecimento dos autores principais da área, dos debates atuais (20%);
f) demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico (20%).
3.2.2.3 – O depósito do projeto de pesquisa perante a Comissão de Seleção e Admissão será de responsabilidade exclusiva do candidato no ato da inscrição – em 3 vias, com o máximo de 15 páginas, contendo, no mínimo: tema, justificativa, revisão da literatura, objetivo, metodologia e referências.
3.2.3 – Avaliação do Currículo Vitae
3.2.3.1 – A avaliação do Currículo, com peso 3, será de caráter eliminatório.
3.2.3.2 – Na avaliação do Currículo Vitae será obedecida a tabela de pontuação disposta no item 3.1.3.2 do presente edital.
4. Resultado
4.1 - O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média ponderada das notas atribuídas a cada uma das etapas, classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas.
4.2 – Eventuais empates no processo seletivo:
4.2.1. Para a Seleção do Mestrado, eventuais empates serão resolvidos,sucessivamente, pela maior nota na prova de conhecimento específico, na avaliação do Currículo Vitae e na prova de idioma.
4.2.2. Para a Seleção do Doutorado, eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela maior nota no projeto de pesquisa, na avaliação do Currículo Vitae e na prova de idioma.
4.3 - A divulgação do resultado final ocorrerá em sessão pública e será objeto de publicação do Boletim Oficial da Universidade e no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa, e disponibilizado no site www.ufpe.br/ppgodonto
5 . Recursos
5.1 – Dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo caberá recurso, de nulidade ou de recontagem, devidamente fundamentado, para o Colegiado do Programa, no prazo de até três dias úteis de sua divulgação.
5.2 – Na hipótese do recurso não ser decidido antes da Etapa subsequente,fica assegurado ao recorrente dela participar sob condição.
6. Vagas e Classificação
6.1 - São fixadas em 15 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado, as quais serão preenchidas por candidatos classificados, obedecidos o número de vagas, sendo 1(uma) vaga adicional
para Mestrado e 1(uma) adicional para doutorado caracterizada como vaga institucional, conforme Res. 1/2011 do CCEPE.
7 – Disposições gerais
7.1 - Local de informações, inscrições e realização das provas: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia ou no site www.ufpe.br/ppgodonto.
7.2 - Os candidatos somente terão acesso ao local das provas portando documento de identificação contendo fotografia, sendo desclassificados do concurso os que faltarem a quaisquer das Etapas ou não obedecerem aos horários estabelecidos dispostos nos itens 3.1 e 3.2 deste edital.
7.3 - As provas serão públicas, vedando-se, quando da realização Etapa três (Defesa do Pré-projeto), a presença dos candidatos que a ela ainda não tenham se submetido.
7.4 – Será garantida a não identificação dos candidatos nas provas de conhecimento e de idioma.
7.5 - As notas atribuídas aos candidatos, nas diversas etapas do Processo Seletivo, serão fundamentadas por cada membro da Comissão de Seleção e Admissão.
7.6 - É consagrada a nota 7,0como nota mínima para aprovação nas Etapas de caráter eliminatório.
7.7 - Na ocorrência de grande número de candidatos, poderá a Etapa três (Defesa do Pré-projeto) se realizar em dias sucessivos, aplicando-se a cada um dos grupos a regra de 7.3.
7.8 - Este edital é publicado no Boletim Oficial da UFPE, afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa edisponível no site www.ufpe.br/ppgodonto
7.9 - Os candidatos não classificados deverão retirar os seus documentos,entre trinta e sessenta dias da divulgação do Resultado Final, sob pena de  sua reciclagem.
7.10 - A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente edital;
7.11 - A Comissão de Seleção e Admissão decidirá os casos omissos.
Recife, 29 de maio de 2012.
Coordenador Pós-Graduação em OdontologiaUFPE

Anexos:

I – FICHA DE INSCRIÇÃO
II – MODELO DO BOLETO
III – PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA (a critério do programa)
IV – VAGAS –
ANEXO I FOTO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Centro de Ciencias da Saude
Programa de Pós-Graduação em Odontologia- Cursos de Mestrado e Doutorado
(Aprovado em reunião do Colegiado, em maio 2012)
FICHA DE DADOS PESSOAIS
CURSO PRETENDIDO MESTRADO DOUTORADO
NOME:_______________________________________________________________________
FILIAÇÃO:_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
DATA DE NASCIMENTO:______/_____/_______ ESTADO CIVIL ________________________
NATURAL_______________________________ NACIONALIDADE _______________________
IDENT. __________________________ DATA DA EXPEDIÇÃO E ÓRGÃO___________________
CPF __________________________________ CRO ___________________________________
RESERVISTA ____________________________ TITULO DE ELEITOR_______________________
CONJUGUE ___________________________________________________________________
ENDEREÇO RESIDÊNCIA: _________________________________________________________
_____________________________________________________BAIRRO: _________________
CEP _____________________________ TEL ______________________, END. PROFISSIONAL: _
____________________________________________________________ CEP _____________
TEL __________________________INST. ENS. SUPERIOR ONDE CONCLUIU A GRADUAÇÃO
_________________________________________ ANO DE CONCLUSÃO__________________
INSTITUIÇÃO SUPERIOR ONDE CONCLUIU O MESTRADO _______________________________
__________________________________ANO DE CONCLUSÃO_________________________
Email._____________________________________________________
RECIFE, ________/_________/__________
________________________________________

ANEXO II

BOLETO BANCÁRIO
PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO
1. www.stn.fazenda.gov.br
2. Clicar no lado esquerdo da tela em “siafi-sistema de administração
financeira”.
3. Clicar no lado esquerdo da tela em “Guia de recolhimento da União”
4. Clicar no lado esquerdo da tela em “impressão – GRU simples”
5. PREENCHIMENTO CAMPOS (BARRAS AMARELAS) DO BOLETO
BANCÁRIO:
UNIDADE FAVORECIDA – CÓDIGO – 153080 GESTÃO 15233
RECOLHIMENTO : CÓDIGO 288322
NÚMERO DE REFERÊNCIA da Pós-Graduação em Odontologia – 3148
VALOR = R$ 11,00
COMPETÊNCIA E VENCIMENTO= NÃO INFORMAR
CONTRIBUINTE DEPOSITANTE = preencher CPF e nome do candidato
6. Clicar em emitir Boleto Bancário.
7. Pagar em qualquer agência do Banco do Brasil


ANEXO III

PROGRAMA
· PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
· DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS DE MUCOSA
ORAL
· CONCEITO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA, RESTAURAÇÕES
EM DENTESANTERIORES E POSTERIORES.
· MATERIAIS PROTETORES E RESTAURADORES
· PATOLOGIA ORAL - CISTOS ODONTOGËNICO, TUMORES
ODONTOGÊNICOS, CONSIDERAÇOES GERAIS SOBRE
NEOPLASIASE EFEITOS DOS TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS
· TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA.
· PRINCIPIOS BÁSICOS DA ENDODÔNTIA APLICADAA CLÍNICA
INTEGRADA – (abertura, preparo biomecânico, medicação
intracanal, materiais e técnicas de obturação, tratamento de
dentes com rizogênese incompleta).
· PRINCÍPIOS PARA O PLANEJAMENTO EM PRÓTESE  DENTÁRIA


REFERÊNCIAS
ABOPREV. Promoção da saúde bucal, 3. ed.São Paulo: Liv. Ed.
Santos. 2003.
BONECKER, M.; SHEIHAM, A. Promovendo saúde bucal na
infância e adolescência: conhecimentos e práticas. São Paulo,
Liv. Ed. Santos. 2004.
PEREIRA, A.C. et al. Odontologia em saúde coletiva. São Paulo:
Artemed. 2003.
Lopes HP, Siqueira Júnior JF. Endodontia - Biologia e Técnica, 3
Ed, Guanabara Koogan, p.243-260, 415-479,531-690,877-890.
2010.
BRASILEIRO FILHO,G. Bogliolo Patologia Geral.Rio de
Janeiro:Guanabara Koogan.4 ed.2009.364p.
NEVILLE, B.W.; DAMM, D. D.; ALLEW, C. M. et al. Patologia Oral
&Maxilofacial, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 3 ed. 2009.
992p.05
REGEZI, J. A.; SCIUBBA, J. J. Patologia Bucal - Correlações
Clínicopatológicas, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 5 ed.
2008.512p.
PAIVA, J.S.; ALMEIDA, R.V. Periodontia: A atuação clínica
baseada em evidências científicas. São Paulo: Artes Médicas,
2005.
LINDHE, J. Tratado de Periodontia e Implantologia Oral. 4 ed,
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
BARATIERI,L.N.et al. Odontología Restauradora: fundamentos e
técnicas,v.1São Paulo: Santos,2010.
BARATIERI,L.N.et al. Odontología Restauradora: fundamentos e
técnicas,v.2São Paulo: Santos,2010.
BUSATO, A L.S. et al. Dentistica – Filosofia, conceitos e prática
clinica – GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE
DENTISTICA. São Paulo, Artes Médicas, 2005.
CHAIN,M.C. Restaurações estéticas em resina composta para
dentes posteriores. Santos,v.12.2001.
GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE
DENTÍSTICA.[COORDENADOR] Adair Busato, Dentística SERVIÇO
Filosofia,conceitos e Prática Clínica. Artes médicas, São Paulo,
2005.
VALENTE,C. Técnicas Cirúrgicas Bucais e Maxilofaciais, Liv e
Edit. RevinterLtda: R.Janeiro, 2003.
SAILER,H.F.; PAJOROLA,G.F. Cirurgia Bucal. Edit. Artmed
:S.Paulo, 2000.
SHILLINGBURG,H.T. et al. Fundamentos de Prótese Fixa. São
Paulo: Quintessence, 472p., 1998.
McCRAKEN,W.L .Prótese Parcial Removível de McCraken. Porto
alegre: Artes Médicas, 330p.,1998.
SANTOS Jr., J. dos Oclusão: princípios e conceitos. São Paulo:
Santos , 219p. 1999.


ANEXO – IV - numeros de vagas

VAGAS – MESTRADO – 15
- DOUTORADO - 10