Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 5 em 2025

“TAXONOMIA E PALEOECOLOGIA DE MAWSONIIDAE (ACTINISTIA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO (BACIA DO ARARIPE) E NOVOS ACHADOS DE CERATODONTIFORMES (DIPNOI) DA FORMAÇÃO ALIANÇA (BACIA DE JATOBÁ), NE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 5 em 2025

 

Aluno(a): Rizoaldo do Espírito Santo Barbosa

 

Orientador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Dr.ª Marcia Cristina da Silva (UFAL)

 

Título: “TAXONOMIA E PALEOECOLOGIA DE MAWSONIIDAE (ACTINISTIA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO (BACIA DO ARARIPE) E NOVOS ACHADOS DE CERATODONTIFORMES (DIPNOI) DA FORMAÇÃO ALIANÇA (BACIA DE JATOBÁ), NE DO BRASIL”

 

Data: 29/08/2025

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/vap-jkin-mka

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr.ª Marcia Cristina da Silva (Coorientadora)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Daniel Perea (UDELAR)

2.º Examinador(a): Dr. Francisco José de Figueiredo (UERJ)

3.º Examinador(a): Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr.ª Marise Sardenberg Salgado de Carvalho (UFRJ)

5.º Examinador(a): Dr.ª Valéria Gallo da Silva (UERJ)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr.ª Thatiany Alencar Batista (URCA)

 

Resumo:

 

Este trabalho dedica-se ao estudo dos dipnoicos (Sarcopterygii, Dipnoi) do Jurássico Superior (Tithoniano) da Bacia do Jatobá, e celacantos (Sarcopterygii, Actinistia) do Cretáceo Inferior (Aptiano/Albiano) da Bacia do Araripe em Pernambuco, NE do Brasil. Aqui são apresentadas para os dipnoicos três novas espécies e dois gêneros novos, do Jurássico Superior na Formação Aliança, município de Ibimirim (fase Pré-rift). O material de estudo referente a estes peixes é formado por 43 placas dentárias (pterigopalatinas e prearticulares), completas e fragmentadas, articuladas ou não aos respectivos ossos que as suportam. Os novos táxons para os lagos de água doce do final do Jurássico são: Asperideceratodus marisae gen. et sp. nov., Tekoaceratodus pernambucensis gen. et sp. nov., e Ceratodus ibimiriensis sp. nov. Para estas, também é proposta a situação filogenética e considerações sobre ecologia e ontogenia, sobretudo em Asperideceratodus marisae gen. et sp. nov. A partir da análise filogenética, as novas espécies agrupam-se na Família Ceratodontidae e mostram relações evolutivas com os gêneros de água doce do Mesozoico do Gondwana. Para os celacantos, é estudado um fóssil juvenil de Axelrodichthys araripensis, da Formação Romualdo, Cretáceo Inferior (B. Araripe), de ambiente marinho raso (fase Pós-rift I) proveniente do município de Exu. Ele é sem dúvida, um dos menores e, sobretudo mais completo, já encontrado para esta espécie nesta formação. A análise apresenta as características osteológicas e morfológicas presente nos ossos dérmicos do crânio e do pós-crânio, ornamentação e a distribuição destes e tamanho dos raios da nadadeira caudal, bem como do pulmão em relação a espécimes maiores. Tais informações contribuíram para uma diagnose emendada da espécie. A análise da fauna associada tipicamente marinha composta por vertebrados (Santanichthyes diasii) e invertebrados (Tilostoma sp., Cerithium?, Brachidontes sp., Paleomattea?) e microfósseis já registrados na área de estudo (foraminíferos planctônicos e bentônicos e nanofósseis calcários), permitiu obter novas informações sobre a ecologia de A. araripensis, registrada aqui, em ambiente marinho raso (proximal). Por fim, a fauna dos sarcopterígios das bacias do Araripe e Jatobá mostram-se diversificada taxonomicamente, e com peculiares padrões morfológicos e osteológicos distintos durante o Juro-Cretáceo do Gondwana Ocidental.

 

Palavras-chave: Axelrodichthys; Ceratodus; Tekoaceratodus; Asperideceratodus; Filogenia