PPGCOM abre inscrições para doutorado sanduíche no Exterior

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação abriu inscrições, exclusivas para os alunos de Doutorado do PPGCOM, para interessados em concorrer à seleção interna para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) para o ano de 2014.

Os candidatos devem entregar a documentação solicitada no edital  (que pode ser conferido abaixo, na íntegra) na secretaria do PPGCOM. A entrega deve ocorrer até 30 de junho de 2013.

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA PDSE

O PPGCOM abre inscrições aos alunos de Doutorado interessados em concorrer à seleção interna para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE para o ano de 2014. Os candidatos devem entregar até 30/06/2013 a documentação solicitada na secretaria do PPGCOM.

Como indicado na tabela feita pela Capes, os documentos exigidos para a seleção interna do Programa para a bolsa sanduíche são os seguintes
(http://www.capes.gov.br/component/content/article/4564):

1) Plano de pesquisa no exterior, aprovado pelo orientador brasileiro e coorientador no exterior, constando o cronograma das atividades.

2) Currículo Lattes atualizado.

3) Carta do orientador brasileiro justificando a necessidade do estágio, demonstrando interação ou relacionamento técnico científico com o coorientador no exterior e declarando que o aluno possui a proficiência necessária na língua estrangeira.

4) Termo de Aprovação e de Responsabilidade preenchido e assinado pelo orientador brasileiro, constando o prazo para defesa (mês e ano) - modelo template no link disponível na página da Capes acima indicada.

5) Carta do coorientador no exterior aprovando o plano de pesquisa, informando o período do estágio e declarando que o aluno possui a proficiência necessária na língua estrangeira. (Necessária também para a implementação da bolsa pela Capes).

6) Currículo resumido do coorientador estrangeiro.

7) Declaração da Coordenação do Programa referente ao prazo regulamentar do curso e data limite para qualificação e defesa de tese.

Para a seleção e distribuição das bolsas, serão observados os seguintes critérios:

1) Autenticidade e consistência dos documentos apresentados.

2) Consistência, pertinência e relevância do plano de pesquisa no exterior.

3) Avaliação do cronograma de pesquisa no que concerne sua viabilidade de execução.

4) Coerência entre o plano de pesquisa e o currículo do orientador no exterior.

5) Avaliação do currículo lattes do proponente.

6) Observação do prazo estabelecido para a qualificação e a defesa em relação ao cronograma de pesquisa no exterior.

Recife, 23 de abril de 2013