Grupos de pesquisa

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) - Objetiva investigar, em meios urbanos e rurais, as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, sejam culturais, sociais e políticos. No plano teórico, a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente, o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONG) e a UFPE. Coordenação: Profa. Jaileila Araújo.

Laboratório de Estudos da Sexualidaade Humana (LabEshu)- Criado em 2005, com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa e de intervenção sobre a sexualidade humana. Coordenação: Prof. Felipe Rios e Profa. Karla Adrião.

Laboratório de Interação Social Humana (LabInt) - Criado em 1989, com o objetivo de fortalecer as linhas de pesquisa sobre interação social humana, sua repercussão em processos de aquisição do conhecimento e em práticas institucionais, incrementando a produção científica nesta área. Atualmente, as quatro docentes que integram a linha de pesquisa Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano fazem parte desse laboratório. Coordenação: Profa. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa e Profa. Maria de Fátima de Souza Santos.

Laboratório de Percepção Visual Humana (LabVis) - Criado em 1987, com os seguintes objetivos: fortalecer a linha de pesquisa em percepção visual; desenvolver experimentos; envolver alunos de graduação e de pós-graduação em pesquisa, treinando-os em atividades científicas; auxiliar a atividade de ensino de cursos de graduação e de pós-graduação, possibilitando a realização de experimentos; promover intercâmbios com outros grupos de pesquisa. Coordenação: Profa. Maria Lucia Simas.

Laboratório e Grupo de Pesquisa em Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC) - As pesquisas realizados pelo LPNeC procuram caracterizar e avaliar prejuízos sensoriais, cognitivos e neuropsicológicos em crianças, adultos e idosos  relacionados a desnutrição, dislexia, enxaqueca, epilepsia, acidente vascular cerebral, depressão, esquizofrenia, esclerose múltipla, dependência química, ingestão moderada de álcool, quimioterapia, antidepressivos e antipsicóticos. As metas são: estabelecer parâmetros para algumas populações; desenvolver teste ou metodologia capaz de diagnosticar certos transtornos em seu estágio inicial e acompanhar a evolução. Coordenação: Prof. Natanael Santos.

Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema) -Cadastrado junto ao CNPq desde 1998, tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas sobre relações de gênero, com especial destaque aos trabalhos sobre homens e masculinidades, no contexto da saúde, sexualidade e reprodução. Integra pesquisadores e pesquisadoras vinculados à UFPE, ao Instituto PAPAI e a outras universidades e organizações não-governamentais. Coordenação: Prof. Benedito Medrado.