Pesquisa inédita medirá poluentes orgânicos persistentes no sedimento da Bacia do Pina

Título do Projeto de Pesquisa

Determinação dos níveis de poluentes orgânicos persistentes em sedimentos do complexo estuarino da Bacia do Pina, Recife

Resumo para Divulgação

Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos químicos sintetizados pelo homem que são resistentes à degradação no meio ambiente. Dentro dessa categoria de poluentes pode-se destacar os pesticidas organoclorados (como o famoso inseticida DDT) e compostos de interesse industrial (como as bifenilas policloradas – PCBs). Essas substâncias foram muito empregadas no Brasil em campanhas de saúde pública, na agricultura (defensívos agrícolas) e na indústria química. Como consequência de seu uso em diversas atividades humanas, os POPs acabaram contaminando o meio ambiente e atualmente podem ser encontrados até mesmo em regiões inóspitas como os pólos. Uma vez na natureza, esses compostos tem potencial para causar grande impacto negativo devido a três características básicas: persistência ambiental, acumulação em organismos (incluindo o ser humano) e elevada toxicidade. Devido a essa problemática, a comunidade internacional elaborou um tratado, conhecido como Convenção de Estocolmo, visando o banimento dessas substâncias em todo o globo. O Brasil assinou e ratificou esse tratado, tornando-se país signatário da convenção a partir de 2004. Entretanto, há poucas informações disponíveis sobre o destino ambiental desses contaminantes nos ambientes costeiro e marinho brasileiro, especialmente na Região Nordeste. A presente proposta tem o objetivo de realizar um levantamento inédito sobre a contaminação por POPs em sedimentos do complexo estuarino da Bacia do Pina, um dos estuários mais impactados pela atividade humana na Região Metropolitana do Recife (RMR) e que recebe uma elevada carga de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. Os resultados deste estudo serão úteis para realizar uma avaliação preliminar da contaminação, identificando as áreas mais impactadas do estuário bem como possíveis fontes de contaminação. Os níveis de POPs também serão comparados a legislação ambiental brasileira. As informações geradas servirão de subsídio para futuras comparações sobre a evolução temporal da contaminação ambiental ao longo da costa de Pernambuco, contribuindo para a definição de políticas públicas ambientais e o gerenciamento costeiro da RMR.

Contato para Informações

Prof. Dr. Gilvan Yogui