Rádios Universitárias

Rádio Universitária FM (99,9 MHz)

A Rádio Universitária FM (99,9 MHz), no ar desde 1979, integra o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco.  Entre os serviços prestados à cultura regional estão a manutenção da memória do frevo e a sustentação do forró autêntico, através de programas como O Tema é Frevo, O Bloco tá na Rua, Forró, Verso e Viola e Forrobodó. Isso não impede, porém, a abertura de espaço para outros gêneros, em produções próprias ou realizadas em parceria: é o caso do Valores Nordestinos (Música Popular Brasileira produzida na região), do Memória de Nossa Gente (pesquisa), do Coquetel Molotov (Pop Rock e música independente), do Noite Universitária e do Então foi assim (também de pesquisa). A 99,9 é também uma das maiores referências em música instrumental do rádio nordestino, ao manter edições diárias dos programas Clássicos Especiais, Música Ambiente e Almoço Musical. Os estudantes de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da UFPE, por sua vez, colaboram com a produção da emissora através do Notícias do Campus e do Conexão UFPE Saúde. O conteúdo informativo é preenchido com o apoio de parceiros locais, nacionais e internacionais. No plano local, o Redator Comunitário foi criado em 2003, com ênfase no jornalismo inclusivo e na renovação dos quadros dos formadores de opinião; a Radioagência Nacional, um dos braços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é a principal parceira nacional; já a Rádio França Internacional (RFI), a Nederland (emissora holandesa que extinguiu recentemente a produção em língua portuguesa, mas mantém em seus arquivos várias produções realizadas com a participação da Universitária FM), a Deutsche Welle (Alemanha) e A Voz da Rússia (escritório no Brasil) são as parceiras internacionais. Em reconhecimento à contribuição da emissora ao debate sobre Democratização da Comunicação, a 99,9 foi eleita na etapa Pernambuco como uma das delegadas do Poder Público à Confecom 2009, Primeira Conferência Nacional de Comunicação do País. Até o final de 2013, a Universitária FM deverá contar ainda com novo transmissor, novos estúdios, promover a segunda edição do festival de música em parceria com a Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e convocar audiência pública para debater e deliberar sobre conteúdo.

Clique aqui para ver a programação da Rádio Universitária FM