Destaques Destaques

Voltar

TVU divulga programas Bem Viver, Opinião Pernambuco e Univerciência

Os programas são exibidos em sinal aberto e também pelo site da TVU

A TVU, canal 11.1, divulga os programas Bem Viver, Opinião Pernambuco e Univerciência, que estarão na grade da programação hoje e amanhã (3). O Opinião Pernambuco, que vai ao ar em dois horários, às 13h30 e às 21h, na quarta-feira, aborda uma doença, o Alzheimer, que atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros. O Univerciência, a ser exibido amanhã (3), às 18h, mostra uma pesquisa que faz uso da música e técnicas de relaxamento para auxiliar pessoas com deficiência no aprendizado de línguas estrangeiras.

Bem Viver

O programa Bem Viver vai ao ar hoje (2), às 18h, mostrando a jornada da semente até a floresta. A celebração da memória e a resistência das Sementes Crioulas no Rio Grande do Sul, onde cada grão trocado de mão em mão carrega um futuro de esperança. E o brotar entra em cena no Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, do MST, que já espalha mudas Brasil adentro com a meta ambiciosa de 100 milhões de árvores até 2030. 

A chef Gema leva vegetais fresquinhos direto da terra para a panela, com uma receita fácil, saudável e cheia de sabor: gratinado de vegetais. O Cine Quebrada, em São Paulo (SP), mostra que a magia do cinema pode ocupar as ruas e que a telona é para todo mundo. O Teatro de Bonecos em Havana é um festival em Cuba prova que bonecos podem ser pura poesia e encantamento, numa caldeirada cultural de metáforas e sonhos.

Opinião Pernambuco

Já o Opinião Pernambuco, que será exibido amanhã (3), às 13h30 e às 21h, aborda uma doença, o Alzheimer, que atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros. No mundo, esse número passa de 50 milhões de pessoas. A doença é neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura, um desafio para as famílias e para a medicina. O programa conversa com o médico e professor Paulo Roberto de Brito Marques (UPE), doutor em Neurologia e autor do livro  “A Doença Sem Alma”, que reúne histórias reais sobre o Alzheimer. Apresentado por Stella Maris, o programa vai ao ar às 13h30 com reprise às 21h no canal 11.1, para quem está no Grande Recife, no app TVU Play, aplicativo para android da emissora da UFPE, e pelo site da TVU. As entrevistas também ficam disponíveis no YouTube da TVU e nos tocadores de podcast.

Univerciência

Nesta semana, o programa Univerciência, a ser exibido amanhã (3), às 18h, mostra uma pesquisa que faz uso da música e técnicas de relaxamento para auxiliar pessoas com deficiência no aprendizado de línguas estrangeiras. O programa vai exibir um simulador virtual capaz de auxiliar no diagnóstico da dislexia e um estudo que coleta dados sobre a piscicultura no estado do Maranhão. E ainda, em comemoração aos cinco anos de Univerciência, a reprise de uma pesquisa que resultou na criação de produtos lácteos com características inovadoras.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista, estão utilizando a sugestopedia no ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência, especialmente, do inglês. O método, criado na década de 60, aposta em atividades lúdicas para acelerar o aprendizado do idioma.

O diagnóstico precoce da dislexia é fundamental para a busca de estratégias que atendam as necessidades individuais de cada indivíduo no processo de aprendizagem. O transtorno, que afeta diretamente no desenvolvimento da leitura e da escrita, agora pode ser identificado por meio de um simulador virtual desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No Maranhão, um dos maiores produtores de pescado do país, um estudo do Instituto Federal do Maranhão busca entender e aprimorar este tipo de cultura na região. Os dados coletados podem contribuir para a melhoria da produção no estado. Um estudo desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas resultou na criação de produtos lácteos com características inovadoras..

Data da última modificação: 02/09/2025, 14:43