- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE lança aplicativo da Rádio Universitária FM
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE lança aplicativo da Rádio Universitária FM
O RUFMPlay disponibiliza a programação ao vivo da rádio para dispositivos Android e pode ser baixado gratuitamente
O Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ligado à Superintendência de Comunicação (Supercom), lançou o aplicativo da rádio Universitária 99.9 FM, o RUFMPlay, que já pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android. A nova ferramenta possibilita ouvir ao vivo a programação da rádio diretamente do celular e acompanhar conteúdos culturais, jornalísticos e musicais. Voltada à comunidade acadêmica e ao público em geral, a rádio Universitária é uma emissora pública ligada ao NTVRU e tem como foco educação, cidadania e cultura.
Lançado no final de novembro, o RUFMPlay começou a ser desenvolvido em agosto de 2025 com o objetivo de ampliar o acesso à emissora para além da transmissão terrestre. De acordo com Charles Douglas Martins, coordenador de Conteúdo da TV Universitária (TVU) e desenvolvedor do aplicativo, o app é bastante leve, funciona em segundo plano e possibilita economia de bateria e de dados. Além desse novo recurso, o núcleo disponibiliza, desde o ano passado, o TVUPlay, que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android. Também desenvolvida pelo técnico administrativo, a plataforma de streaming permite assistir à programação ao vivo da emissora e consultar a grade de atrações do dia.
O coordenador informa que o RUFMPlay possibilita escutar a Rádio Universitária em mais de 170 países, assim como ocorre com o TVUPlay, o que, para ele, amplia significativamente o alcance da programação e internacionaliza a emissora ao conectar também o público brasileiro que vive no exterior. Ele descreve as diferenças entre os dois aplicativos. “O RUFM é mais simples no sentido de que seu objetivo principal é harmonizar o uso da Rádio Universitária no celular, mantendo a praticidade já existente ao ouvir rádio no carro. O aplicativo precisa agregar valor e não ser apenas uma alternativa à transmissão tradicional. Assim, pensei especialmente na necessidade de continuar ouvindo a rádio fora da área de cobertura. Quando viajo para outros estados, fico sem o sinal terrestre. Com o RUFM, consigo manter a sintonia. Além disso, deixei o aplicativo preparado para espelhar o conteúdo nos players dos carros, tornando a experiência mais fluida e integrada”, detalha. O técnico explica ainda que, para os profissionais da rádio Universitária, especialmente os radialistas, o aplicativo funciona como uma ferramenta prática para orientar os ouvintes sobre outras formas de acessar a emissora.
Charles considera sua contribuição com a criação do aplicativo uma “devolutiva afetiva” que resulta da sua trajetória de formação na UFPE e em outras instituições de ensino. “Desenvolvi, a pedidos dos próprios radialistas, uma ferramenta essencial para levar a rádio além da radiodifusão tradicional com o objetivo de disponibilizar esse conteúdo de qualidade produzido por uma equipe multigeracional que admiro muito”, conta o técnico.
Para o diretor do NTVRU, Juarez Juara, o lançamento do aplicativo representa um passo fundamental para o Núcleo, pois fortalece a presença da Rádio Universitária FM no ecossistema digital e amplia sua capacidade de diálogo com a sociedade. “Hoje, nossa rádio já é amplamente consumida pelas plataformas digitais, somando-se à difusão radiofônica e expandindo fronteiras ao alcançar ouvintes em qualquer lugar do mundo. Ao facilitar ainda mais esse acesso, buscamos democratizar a comunicação pública e acompanhar os novos hábitos de consumo dos nossos usuários. Assim, consolidamos a rádio como um espaço vivo, plural e plenamente conectado ao seu tempo”, comemora.
Juarez destaca os impactos positivos que recursos como RUFMPlay e o TVUPlay trazem para o Núcleo e para os espectadores em geral. Para o diretor, o aplicativo da TV já demonstrou como as plataformas ampliam o alcance e fortalecem a presença institucional do núcleo no ambiente digital. “No caso da Rádio Universitária FM, um aplicativo próprio potencializa ainda mais esses impactos, permitindo que nossas produções cheguem a novos públicos, inclusive fora do alcance tradicional do dial. Além disso, responde diretamente aos novos hábitos dos usuários — especialmente os de mobile — considerando que muitos dispositivos atuais já não possuem sintonia por radiodifusão. Com isso, ampliamos o acesso, fortalecemos a comunicação pública e garantimos que a rádio siga viva, relevante e conectada aos modos contemporâneos de consumir conteúdo”, explica o diretor.
Mais informações
Centro de Documentação e Pesquisa da TV Universitária (Cedoc)
cedoc.ntvru@ufpe.br
Charles Martins
charles.dmartins@ufpe.br