Em 1895, ocorreu a primeira tentativa de criação de uma Faculdade de Medicina em Pernambuco, mas só em 1914, a Congregação da Faculdade de Farmácia, da qual fazia parte um grupo de professores médicos, decidiu aprovar, por unanimidade, a sua criação. Em 1915, o Dr. Octávio de Freitas escolhido, por aquela Congregação, também por unanimidade, Diretor da Faculdade de Farmácia, conclamou seus colegas a escolherem os futuros professores da Faculdade de Medicina e assim, em abril de 1915, foi instalada a 1ª Congregação da nova Faculdade de Medicina.

Em 04 de maio de 1920, realizou-se a 2ª Congregação da Faculdade de Medicina do Recife, que aprovou a ata da reunião de 05 de abril de 1915, data reconhecida como a da fundação da FACULDADE DE MEDICINA DO RECIFE.

O primeiro vestibular ocorreu em junho de 1920, com 29 candidatos inscritos e 15 aprovados. A aula inaugural foi realizada no dia 16 de julho de 1920 e proferida pelo Dr. Octávio de Freitas.

A primeira turma formou-se em 1925. A Faculdade de Medicina do Recife funcionou no prédio da Faculdade de Farmácia de 1920 a 1927, localizada na Rua do Sebo, hoje Barão de São Borja. Em abril de 1927, a Faculdade de Medicina do Recife passou a funcionar no Derby, hoje sede do Memorial da Medicina.

Em 1928, foi equiparada às demais faculdades oficiais do Brasil, mas só em agosto de 1946 foi incorporada à Universidade do Recife. Em 1949, foi federalizada e passou a integrar a Universidade do Recife, com o então nome Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, continuando a funcionar com sede no prédio do Derby com as cadeiras básicas e nos Hospitais Pedro II, Santo Amaro, Hospital Infantil Manoel Almeida, Hospital da Tamarineira, Hospital do Centenário e Maternidade do Derby com as cadeiras clínicas.

Tradicionalmente, as colações de grau ocorriam no Teatro Santa Isabel e sempre no dia 8 de dezembro. De 1925 a 1957, foram formados 2.154. médicos. Em 1958, a Faculdade de Medicina da Universidade do Recife deixou sua sede no prédio do Derby, transferindo-se para o campus da Universidade no Engenho do Meio, permanecendo aí até 1975, quando então sua Congregação foi extinta, suas instalações cedidas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), por força da reforma administrativa projetada desde 1964.

Atualmente o Curso funciona no Hospital das Clínicas - Bloco B - 3º pavimento,  situado à Av. Prof. Moraes Rego, s/nº - Cidade Universitária.  CEP: 50.670-420.

Até 2005, mais de 10.000 médicos haviam se formado pela Faculdade de Medicina do Recife, Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e Curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco.