Recife, 1º de setembro de 2025 — Alunos do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membros do capítulo estudantil da SPE-Brasil-UFPE, realizaram uma visita técnica ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape. A atividade integrou a disciplina obrigatória do PRH-38-2025.2 e teve como objetivo proporcionar uma vivência prática sobre os processos da indústria naval brasileira, além de fomentar propostas de inovação aberta.
Acompanhados pelo Pesquisador Visitante do PRH-38, Paulo Estevão, e pelos docentes Adriano (Engenharia Naval), Douglas (Controle e Automação) e André Cunha (Engenharia de Energia), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as operações do estaleiro, incluindo setores de planejamento, soldagem, montagem de blocos e controle de qualidade.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi o acesso ao dique seco, onde o grupo observou os trabalhos de manutenção em uma plataforma hotel com capacidade para 600 leitos. Além dela, os alunos também conheceram uma plataforma elevatória e uma draga que está prestes a iniciar operações no Porto de Suape — três embarcações que ilustram a diversidade e a complexidade das estruturas navais em atividade no país.
Durante a visita, foram identificados diversos desafios reais enfrentados pelo setor, os quais foram convertidos em oportunidade para inovação aberta que servirão de base para projetos acadêmicos ao longo do semestre. A iniciativa reforça o compromisso do PRH-ANP/UFPE com a formação de profissionais capazes de atuar com visão crítica, técnica e inovadora nos setores de óleo, gás, energia e Naval Offshore.
A equipe do PRH-ANP/UFPE agradece imensamente ao Estaleiro Atlântico Sul pela receptividade e pela oportunidade de aprendizado, especialmente às pessoas do Engenheiro Rômulo Padilha, Fátima Brandão, Engenheiro Bruno, Engenheiro Carlos e a Engenheira Naval, Beatriz, que conduziram a visita com excelência e generosidade.