Programa visa estimular o empreendedorismo e a inovação entre jovens universitários
 Alunos do Programa de Recursos Humanos em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-38.1) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram classificados no programa Catalisa – ICT- JR do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Pernambuco. Este programa tem como objetivo capacitar e orientar jovens universitários que tenham ideias de negócios inovadores e sustentáveis, oferecendo mentorias, workshops, networking e acesso a investidores.
 O programa é uma excelente oportunidade para os nossos alunos ampliarem seus horizontes e aplicarem seus conhecimentos em projetos que possam gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Além disso, o programa contribui para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Pernambuco e no Brasil.
 O programa Catalisa – ICT-JR terá a duração de seis meses e é dividido em três etapas: ideação, validação e pré-aceleração. Ao final, os participantes poderão apresentar seus projetos para uma banca de investidores e concorrer a prêmios e oportunidades de negócios.
 A equipe “Mar Aberto” que será uma futura startup especializada na preservação dos recifes de corais contra a espécie invasora chamada ‘Coral Sol’, é formada pelos bolsistas do PRH-38.1 do curso de oceanografia, em parceria com os alunos do curso de Engenharia Naval da UFPE.
    |   Alunos   |    Curso   |    Nível   |    PRH-38,1   |  
  |   Maria Eduarda A. Ishimaru   |    Oceanografia   |    Mestrado   |    Ex-bolsista   |  
  |   Eduardo José Correia Lima   |    Oceanografia   |    Mestrado   |    Bolsista   |  
  |   Tarsila Sousa Lima   |    Oceanografia   |    Mestrado   |    Ex-bolsista   |  
  |   Christyan Donizette Campos   |    Enga Naval   |    Graduação   |    --------   |  
  |   Lorena Bruneri Abdallah   |    Enga Naval   |    Graduação   |    -------   |  
  
  
 O PRH-ANP-FINEP é um programa financiado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que visa formar profissionais qualificados para atuar na cadeia produtiva de energia, com ênfase em petróleo, gás natural e biocombustíveis e preservação do meio ambiente, utilizando-se do apoio financeiro suportado com recursos provenientes do investimento de empresas petrolíferas qualificadas na Cláusula de PD&I da Resolução ANP nº 50/2015dos recursos de PD&I das empresas de petróleo.
 O coordenador do PRH-38.1, professor Márcio das Chagas Moura, parabenizou os alunos pela conquista e ressaltou a importância do programa Catalisa – ICT – JR do SEBRAE, uma ação inovadora para o desenvolvimento de competências empreendedoras de base tecnológica com os alunos da UFPE-PRH-ANP. Ao mesmo tempo, ele se colocou à disposição de toda a equipe para ajudar os novos empreendedores no que for preciso.
 
 ENTRANDO NO CICLO FINAL COM A “MAR ABERTO”
  
 
 