Roda de Conversa
- UFPE/
- Institucional/
- Consejos de Facultad/
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe)/
- Fluir com a Vida/
- Roda de Conversa/
- Noticias/
- Serviço de Psicologia Aplicada promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Serviço de Psicologia Aplicada promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo
O encontro é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFPE realiza, na próxima terça-feira (30), das 9h às 12h, a roda de conversa “Diálogos em Saúde Mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e de promoção do cuidado em saúde mental. O encontro, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, ocorre nas dependências do SPA, localizado na Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Várzea, ao lado do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase).
A programação contará com a participação de três convidados, que trarão diferentes olhares sobre a prevenção em saúde mental. O professor Juliano Victor Luna, médico-psiquiatra da UFPE e docente de Psiquiatria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade, apresentará reflexões a partir da perspectiva médico-psiquiátrica, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A psicóloga Mariana Bentzen Aguiar, profissional do SPA, doutora em Psicologia e professora no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), abordará a relevância do acolhimento, da escuta qualificada e da promoção do bem-estar dentro da clínica-escola, a partir de sua experiência em atendimentos clínicos individuais e grupais, bem como na supervisão de estagiários.
Já Ester Souza, estagiária de Psicologia da UFPE e intérprete de Libras, com sete anos de atuação junto à comunidade surda, trará reflexões sobre os cuidados psicológicos voltados às pessoas com deficiência auditiva. Sua fala terá como foco a inclusão, a acessibilidade e a oferta de um cuidado integral em rede.
O evento tem como objetivo reforçar a importância da escuta, da acolhida e da construção de estratégias preventivas em saúde mental, em sintonia com os propósitos do Setembro Amarelo. A roda de conversa pretende ainda ser um espaço de diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo, fortalecendo a promoção da vida e o combate ao estigma em torno das questões de saúde mental.