Roda de Conversa
- UFPE/
- Institucional/
- Consejos de Facultad/
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe)/
- Fluir com a Vida/
- Roda de Conversa/
- Noticias/
- Exposições “Gente é pedra, pedra é gente” e “Variações” entram em cartaz hoje (4)
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Exposições “Gente é pedra, pedra é gente” e “Variações” entram em cartaz hoje (4)
As exposições partem dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas professoras Luciana Borre e Ana Lisboa, ambas do Departamento de Artes
Os cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UFPE, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), abrem duas exposições, a partir das 14h de hoje (4), nas Galerias 1 e 2 do Centro Cultural Mercado Eufrásio, em Olinda, no Grande Recife. A exposição “Gente é pedra, pedra é gente” mostra ao público dezenas de litogravuras produzidas, de 2021 a 2025, no Laboratório de Litogravura. Já a exposição “Variações” apresenta diversas obras com técnicas de gravura expandidas, como a xilogravura.
As exposições partem dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas professoras Luciana Borre e Ana Lisboa, ambas do Departamento de Artes, com fomento da Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE. As exposições ficam em cartaz até 5 de outubro, com visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
GENTE É PEDRA, PEDRA É GENTE - Esta exposição conta com 41 obras litográficas, uma mesa de instrumentos e vídeos que registram os processos de criação produzidos, de 2021 a 2025, pelos integrantes do Laboratório de Litogravura da UFPE. Os nomes dos artistas participantes podem ser conferidos no perfil Litogravura UFPE no Instagram. A coordenação e curadoria são da professora Luciana Borre. A produção executiva é de Sarah Cyrne Ferreira e Jennifer Lima.
VARIAÇÕES - Esta exposição de gravuras integra o projeto de extensão “Gravura em Expansão: Quando arte e tecnologia se encontram”, contemplado pelo Edital 02/2024 do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Supercult-UFPE. A mostra reúne três projetos interligados (Xilogravura em Grande Formato; Neolitegravura em Tecido (Autorretrato); e Ex-libris em Miniatura) para promover a difusão das práticas gráficas e revelar suas diversas técnicas e potencialidades. A exposição é composta pelas seguintes instalações e obras: Ex-libris; Autorretratos; Religare; Vitral Expandido; Móbiles; Jogo. A lista de artistas participantes está disponível no perfil Gravura UFPE no Instagram. A coordenação desta exposição é da professora Ana Lisboa.
Serviço
Exposições: “Gente é pedra, pedra é gente” e “Variações”
Local: Galerias 1 e 2 do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. Largo do Varadouro, S/N - Varadouro, Olinda (PE)
Temporada: de 04/09 a 05/10
Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Responsáveis: Luciana Borre e Ana Lisboa