Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

XIX Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis debate promoção da saúde, bem-estar e equidade

O evento recebeu cerca de 120 participantes de 33 municípios, além de pesquisadores convidados e instituições parceiras

Promoção da saúde, bem-estar e equidade. Esse foi o tema do XIX Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, realizado no último dia 4, no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife da UFPE. O evento recebeu cerca de 120 participantes de 33 municípios, pesquisadores convidados e instituições parceiras, que se uniram em torno de debates voltados para a consolidação dos diferentes níveis de atuação da Rede Pernambucana de Municípios de Saudáveis (RPMS).

Presente na mesa de abertura do evento, o vice-reitor Moacyr Araújo ressaltou a sintonia do tema do evento com a agenda sustentável da UFPE. “Inovação e sustentabilidade são pautas decisivas e essenciais em qualquer organização da sociedade. E os municípios são os locais onde deve acontecer o embate decisivo entre as mudanças climáticas e nossa capacidade de adaptação. Então, esse encontro é muito importante, porque reativa essas iniciativas. Nós ficamos muito felizes de poder acolher isso aqui na Universidade Federal de Pernambuco, inclusive porque é uma pauta que está em total consonância com a agenda de sustentabilidade da nossa Universidade. Isso aponta para a mesma direção e nós temos muito claro que deve ser uma agenda que não vai sair da pauta de jeito nenhum e que vai ficar cada vez mais forte nos próximos anos dentro da UFPE”, disse Moacyr Araújo.

Diretora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pernambuco (Nusp), Socorro Freire falou sobre a importância do grupo para a promoção da saúde e o desenvolvimento social. “O Nusp, ao longo de 30 anos de existência e de um trabalho realmente diferenciado dentro do Estado de Pernambuco, tem se consolidado como um importante porto de encontro, onde a gente coloca os saberes voltados principalmente para a transformação social e democratização do conhecimento e da formação cidadã. O Núcleo é reconhecido no Brasil, bem como internacionalmente, por todas as ações desenvolvidas, em especial, na promoção da saúde pública. Através de convênios com instituições nacionais e internacionais, o Nusp tem levado benefícios a diversas regiões do estado de Pernambuco, mas a gente também tem articulações com outros estados e regiões e órgãos internacionais, que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das populações como um todo”, disse Socorro Freire.

Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento o cônsul-geral do Japão em Recife, Masami Ohno; o prefeito do município de Feira Nova, Joel Cândido Gonzaga, representando os prefeitos e prefeitas da RPMS; Cristine Gusmão, coordenadora-geral do I Congresso de Ciência Aberta, Inteligência Artificial e Sustentabilidade (SPES/UFPE); Regiane Rezende, da Opas/ Brasil; Márcia Galvão de Aguiar, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); José Wendes Oliveira, presidente da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej); além de Lilian Costa Gomes, representando a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), entre outros nomes.

A programação do evento contou ainda com o lançamento do e-book "Cidades: perspectivas plurais sobre nossos territórios de viver", organizado por Adriana Miranda de Castro e Rosilda Mendes. A obra "é um esforço para reunir e sistematizar abordagens e experiências de municípios saudáveis e sustentáveis das diferentes regiões brasileiras para subsidiar gestores de políticas públicas e movimentos sociais". O e-book foi produzido pela Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis, na qual o Nusp integra o núcleo gestor. O grupo também apoiou a elaboração de três capítulos que compõem a obra.

O XIX Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis integrou a programação do I Congresso de Ciência Aberta, Inteligência Artificial e Sustentabilidade (SPES), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da UFPE, o que contribuiu para ampliação dos conhecimentos sobre os temas abordados e permitiu a realização de conexões para o desenvolvimento e sustentabilidade regionais.

Fecha de la última modificación: 05/12/2025, 18:47

Visor de contenido web Visor de contenido web

Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social
Fone: (81) 2126-8549/8553

Visor de contenido web Visor de contenido web